TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REGISTRO DE OBSERVAÇÃO

Por:   •  8/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

Observação

REGISTRO DE OBSERVAÇÃO

Tema: Achamos interessante a questão das pessoas levarem ou não a bandeja no local apropriado após fazerem a refeição. Analisamos a quantidade de pessoas que levaram e constatamos que  cerca de 60%  retiraram a bandeja da mesa em contrapartida 40% não retiraram. Intrigados com a prática, uma componente do grupo questionou uma funcionária da limpeza que por ali passava sobre a quantidade de pessoas que levavam suas bandejas no local apropriado. Foi-nos relatado através da funcionária que a maioria das pessoas não retira a bandeja. No caso o dia da observação foi atípico ao do relato da funcionária.

Local/contexto: A observação foi feita na praça de alimentação do Itajaí Shopping, no dia  10/09/19, terça- feira, tendo como horário de início: 19:55 e horário de término: 20:55. O ambiente é amplo, muito iluminado, contém muitas cores, tem formato circular, não existem espaços inutilizados. No centro há um circulo aberto onde é possível ver o andar de baixo do shopping, inclusive a porta de entrada principal. Possui muitas cadeiras e mesas nas partes centrais e nas laterais ficam os estabelecimentos. Bem próximo as mesas tem um palco, onde tem um violão, um microfone e umas caixas de som. A praça de alimentação é dividida em duas partes, por isso há um corredor que liga as duas. Por todos os lados tem imagens de comida para chamar a atenção do público que por ali transita. Têm muitos funcionários, entre eles seguranças.

Objetivo da observação: Analisar a quantidade de pessoas que levavam as bandejas no local indicado após fazerem a refeição, como eram influenciadas por outras e a forma que se comportavam no ambiente.

Metodologia - (Como procederam): Escolhemos o local de observação, a praça de alimentação do shopping, por ter uma grande circulação de pessoas no horário em que estipulamos (19:55 às 20:55) . Ao chegarmos lá, escolhemos uma mesa em um lugar que tinha uma melhor visualização de todo o ambiente. Para que pudéssemos nos misturar com os demais, compramos também nosso lanche baseado em uma mesa que tinha pedido porção de batata frita. Para não chamar atenção, utilizamos apenas o celular para anotar os dados observados.

Participantes - (Qtd de pessoas, gênero, faixa etária, estilo, roupas): Não sabemos ao certo a quantidade de pessoas, mas percebemos que não havia distinções em quantidade de homens e mulheres. Estimamos que cerca de 60% estavam em grupos de 3 ou mais pessoas, 30% estavam em duplas e 10% estavam sozinhas. Haviam poucas crianças e idosos, a maioria das pessoas aparentavam ter em média  25 anos. As pessoas se vestiam de forma casual: geralmente calça jeans, camiseta e casaco. Os estilos eram variados.

Instrumento de coleta de dados- (fotografia/filmagem/roteiro): Utilizamos como instrumento de avaliação um roteiro com base em tópicos para fazer a Descrição do ambiente físico, descrição do ambiente social e observações complementares (dificuldades vivenciadas pelo grupo ao longo do processo de observação, aspectos emocionais vivenciados pelos membros do grupo, etc.). Para anotar as informações utilizamos o celular.

Dados observados - (descrição de tudo que aconteceu): Ao chegarmos à praça de alimentação escolhemos estrategicamente um lugar, onde tivemos a visão de todo o espaço e resolvemos pedir uma porção de batata frita. Percebemos que além do barulho de conversa havia uma música de fundo. As pessoas que estavam lá interagiam entre si, porém observamos que havia intervalos nas conversas.  As pessoas sozinhas, estavam sempre com os celulares nas mãos e apreciavam a música que estava sendo tocada ao vivo. Observamos que antes de escolher o que comer, as pessoas deram uma volta na praça e quando escolheram uma mesa para si, era sempre próxima a outra mesa que já estava ocupada.  Os funcionários observavam atentamente tudo o que acontecia.  Um segurança teve que alertar os pais de uma criança que aparentava ter 7 anos, que a mesma estava debruçada na proteção da abertura que tem no meio da praça. Observamos que a maioria das pessoas, ao se levantar da mesa, recolheram a sua bandeja. Ao nosso lado tinham duas moças, que aparentavam ter 20 anos, elas se levantaram sem pegar a bandeja, mas como uma delas voltou para colocá-la no seu devido lugar, a outra repetiu esse comportamento. Intrigada com esse comportamento, uma das integrantes do nosso grupo perguntou a uma das zeladoras da praça de alimentação se era comum que as pessoas levassem a bandeja para o lugar certo. Segundo ela, a maioria das pessoas as deixa em cima da mesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com