TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE VISITA

Por:   •  28/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU-ALIANÇA

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

DISCIPLINA: TÓPICOS INTEGRADORES

PROFESSOR: PEDRO WILSON

ALUNA: MARIA MADALENA DA COSTA SOUSA        MATRÍCULA: 20009456

TURNO: MANHà        TURMA: 3° PERÍODO “B”

RELATÓRIO DE VISITA

TERESINA, 15 DE MARÇO DE 2017

INTRODUÇÃO

Neste relatório iremos tratar a respeito do projeto artesanal que foi realizado no fórum de Timon através da APAC “Associação de proteção e Assistência aos Condenados” que é uma entidade civil de direito privado com personalidade jurídica própria dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados a pena privada de liberdade.

Nós acadêmicos de Psicologia do 3° período manhã, da faculdade Maurício de Nassau, viemos através de uma aula prática, conhecer o trabalho importantíssimo desta associação na recuperação de detentos.

Durante toda a manhã dispomos da feira de exposição dos quadros que representava “A liberdade através da arte”, uma palestra realizada pelo promotor de justiça e os demais órgãos pertencentes ao fórum e os demais voluntários que fazem parte desta associação.

A importância dessa exposição visa focar na importância de sermos cristãos solidários, dá uma segunda oportunidade aos presos que estão precisando ter uma chance de se redimirem, de certa forma de se libertarem de uma culpa, de uma mágoa que carregam. É necessário serem ensinados a ser cidadãos, pessoas com objetivos de vida, para construirmos uma sociedade melhor.

O objetivo principal é a valorização de uma associação que se preocupa, se importa com cristãos que estão precisando de uma oportunidade, de cuidados, de pessoas que se importem com eles e lhes dê a chance para que haja mudança.

A APAC tem como objetivo principal também chamar a atenção, tanto de futuros psicólogos como dos demais seres humanos para a importância de darmos oportunidades e apoio a pessoas que estão presas e condenadas para que estas possam buscar uma nova maneira de ver a vida, de conviver em sociedade.  

É importante investir e acreditar que ,aquele que um dia já foi um perigo na sociedade, venha a se tornar um cidadão de valor e respeito. A dedicação dos membros e voluntários da APAC vem contribuindo muito para essa grande mudança no quadro de vida dos presidiários.

DESENVOLVIMENTO

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), fica localizada na Av. Luis Firmino de Sousa, São Benedito, Timon- Maranhão, 65636-340. A APACé uma instituição com objetivo de promover a humanização das prisões, sem poder de vista e finalidade punitiva de pena. Seu propósito é evitar a reincidência no crime e oferecer alternativa para os condenados a se recuperarem.

A APAC começou em 1972,na cidade de São José dos Campos-SP, através de um grupo de voluntários, cristãos,sob liderança do advogado e jornalista Dr. Mário Ottoboni, no presídio Humaitá, para evangelizar e dar apoio moral dos presos,sob o nome de Pastoral Penitenciária.

Atualmente em todo o Brasil são aproximadamente 150 APACs, de 1999 devido ao fechamento das APACs em São Paulo o estado em que é mais forte passou a ser Minas Gerais. O programa novos rumos criado pelo tribunal de Justiça de Minas Gerais, iniciado em 2009 com o objetivo de fortalecer a humanização do cumprimento de pena no Estado é um dos grandes responsáveis pelo crescimento das APACs na região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com