TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RETRATO DO DORIAN GRAY

Por:   •  15/6/2015  •  Seminário  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 3

O RETRATO DO DORIAN GRAY

        O Retrato de Dorian Gray começa em um ensolarado dia de verão na Inglaterra da Era Vitoriana, onde Lorde Henry Wotton, um homem opinativo, observa o sensível artista Basil Hallward pintar o retrato de Dorian Gray, seu anfitrião, e lindo jovem que é a musa final de Basil. Depois de ouvir a visão de mundo hedonista de Lorde Henry, Dorian começa a pensar que a beleza é o único aspecto da vida que vale a pena seguir, e deseja que o retrato de Basil envelheça em seu lugar.

        Sob a influência hedonista de Lorde Henry, Dorian explora plenamente a sua sensualidade. Ele descobre a atriz Sibyl Vane, que atua em peças de teatro de Shakespeare em um sombrio, teatro da classe trabalhadora. Dorian se aproxima e a corteja, e logo propõe casamento. A apaixonada Sibyl o chama de “Príncipe Encantado”, e desmaia com a felicidade de ser amada, mas seu irmão protetor, James, um marinheiro, adverte que, se seu “Príncipe Encantado” magoá-la, ele vai matar Dorian Gray.

        Dorian convida Basil e Lorde Henry para ver Sibyl atuar em Romeu e Julieta. Sibyl, cujo o único conhecimento do amor foi por meio do amor ao teatro, renuncia a sua carreira de atriz para experimentar o amor verdadeiro com Dorian Gray. Desanimado por ela ter abandonado o palco, Dorian rejeita Sibyl, dizendo-lhe que atuar era a sua beleza; sem isso, ela já não era interessante. Ao voltar para casa, Dorian percebe que o retrato foi alterado; seu desejo realizado, e o homem do retrato carrega um sorriso sutil de crueldade.

Foi baseado no filme, O Retrato de Dorian Gray, que pude obter um pouco mais de conhecimento a respeito de algumas fases que todos nós, na maioria das vezes atravessamos, talvez mesmo sem perceber e muitas vezes com consequências as quais nos fazem arrependermos-nos, mas infelizmente sem ter como voltar atrás.

Uma dessas coisas podemos dizer sobre a escolha, de Dorian Gray a qual obteve a escolha de vender sua alma para garantir que o retrato em vez dele envelheça e desapareça. Sendo assim consequentemente acarreta as responsabilidades pela escolha feita. Dorian enxergara o ser em si, uma vida de devassidão, dirigida pela luxúria e boa aparência. Acredita que tudo isso é o suficiente e é aí que então que começa a demonstrar-se o ser para o outro. Onde começa a culpa, o destino e apunha-la o amigo até a morte, mostrando de verdade a sua verdadeira autenticidade conhecendo realmente o seu interior.

Isso acontece, pelo fato de não planejarmos e fazer tudo em um ato impensado, sem saber se vai ou não prejudicar as pessoas a sua volta. Quando não temos um projeto de vida bem elaborado.

A questão da morte é quando deixamos de acreditar e desistimos de tudo sofrendo pela imensa angustia e pela culpa. Angustia por ter se tornado um ser tão diferente de sua realidade e culpa em não conseguir voltar atrás devido as suas escolhas.

Decidindo que só a completa confissão iria absolvê-lo de delitos, Dorian decide destruir o último vestígio de sua consciência. Enfurecido, Dorian pega a faca com que ele assassinou Basil Hallward, e apunhala o retrato. Os servos da casa acordam ao ouvir um grito do quarto fechado; na rua, os transeuntes também ouvem o grito e chamam a polícia. Ao entrarem na sala trancada, os servos encontram um velho desconhecido, esfaqueado no coração, seu rosto e figura estão secas e decrépitas. Os servos identificam o cadáver desfigurado pelos anéis nos dedos que pertencem ao seu mestre; ao lado deles está o retrato de Dorian Gray, que regressou à sua beleza original.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (90.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com