TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Sobre as Oficinas Terapêuticas

Por:   •  22/2/2023  •  Ensaio  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo sobre as oficinas terapêuticas

As oficinas terapêuticas tem sido de extrema importância para com os cuidados da saúde mental, principalmente no centro de atenção psicossocial. A atenção maior a essas políticas e práticas terapêuticas vem sido modificadas nas últimas quatro décadas.

Essas oficinas são normalmente dirigidas por profissionais como médicos, psicólogo. A fim de acolher essas pessoas, entrar com intervenções grupais quando necessário, buscar trazer um foco maior na subjetividade daquele individuo, na sua autonomia para poder se reintegrar novamente á sociedade. Elas promovem a esses pacientes sentimentos positivos de pertencimento, aprendizagem, troca, etc.

atendimento familiar nos caps

Podemos observar que a família é fundamental para a nossa formação pois, ela é o alicerce principal de um bom desenvolvimento humano. É através dos nossos pais que temos nosso primeiro contado com o mundo, onde recebemos afeto, tiramos nossas duvidas, aprendemos como agir diante das angustias e dificuldades, é com eles que recebemos os primeiros valores, entre outros.

Percebemos então que quando algum membro familiar adoece certamente sua família também será afetada. A situação pode ficar ainda pior quando, junto a essa patologia vir associadas a um preconceito, vergonha, medo, revolta. Com isso não só o doente, mas a família deve ter esse apoio em lidar com esses desafios.

É necessário envolver não só o indivíduo que está em um sofrimento psíquico, mas também suas famílias, pois a parceria entre o trabalho do caps é ainda melhor quando há a participação familiar. Pois nessa parceria os vínculos familiares podem ser fundamentais para a diminuição do sofrimento durante todo o processo de cura.

O CAPS tem demonstrado efetividade quando se trata de não isolar o paciente de suas famílias e da comunidade durante o tratamento, mas buscando envolve-los ainda mais nos atendimentos, pois além de intensificar suas relações o familiar se torna um parceiro da equipe, desse modo dividindo com as famílias o tempo e a responsabilidade de cuidar, apoiar e oferecer suporte e atenção.

É importante entender que a família por ser o elo mais próximo que esse paciente tem com o mundo, ela precisa de apoio, orientação, e fortalecimento, ou seja, o tratamento também é realizado com as famílias para a melhoria da qualidade de vida do doente e do familiar.

Referencias.

SCHRANK, Guisela. OLSCHOWSKY, Agnes. O centro de atenção psicossocial e as estratégias para a inserção da família. Revista da escola de enfermagem da USP, Rio grande do Sul, 17 de Mar de 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/reeusp/a/skxLSVThZb3bjP68Ms9NGJg/?lang=pt>. Acesso em 23 Fev 2021

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com