TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SOCIALISMO DE MARX

Resenha: O SOCIALISMO DE MARX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2013  •  Resenha  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 2

Trata-se de uma adaptação do livro de mesmo título do escritor francês Emile Zola (1840-1902) e que é considerada sua maior obra. Emile Zola é visto também como o criador do movimento literário denominado naturalismo. Este movimento baseava-se na observação fiel da realidade e na experiência de forma a mostrar que o indivíduo será definido por sua hereditariedade e ambiente.

Conhecer este aspecto de tal movimento é importante para compreender a narrativa do livro (adaptado para as telas). Antes de escreve-lo, Emile Zola trabalhou em uma mina de carvão, conviveu com os mineradores (inclusive morando nas mesmas condições) e acompanhou a greve.

O filme apresenta o processo de produção no modelo capitalista do século XIX. A maneira como é feita essa apresentação deixa bastante clara a oposição entre necessidade humana e necessidades materiais (produção).

O Filmee repudia a metafísica. Para ele só cinco ciências são relevantes: a Astronomia, a Física, a Química, a Fisiologia e a Sociologia, em ordem de importância. Esta última, pela sua complexidade, permitiria reformas sociais. Crê também que a finalidade do saber científico é a previsão, "saber para poder". Sua primeira obra chamou-se Plano dos Trabalhos Científicos para Reorganizar a Sociedade (1822), rebatizada, mais apropriadamente, em sua segunda edição, de Sistema de Política Positivista (1824).

Sua teoria objetiva a retomada de uma "ordem" que visa suprimir a indisciplina dos costumes. Para isso é preciso renunciar à busca do absoluto, o que turva o caminho das ciências positivas. No âmbito socioeconômico, Comte propõe uma organização eminentemente racional, que se direcione para os interesses coletivos, neutralizando os motivos de guerra e discórdia entre as nações.

Comte acreditava que é possível alcançar qualquer objetivo, desde que se saiba também imprimir às situações as causas necessárias à obtenção dos objetivos desejados.

O SOCIALISMO DE MARX

Um espectro ronda a Europa. Em 1848, os economistas e filósofos alemães KarI Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) publicaram o Manifesto Comunista, destinado sobretudo à classe operária, pretendendo despertar a consciência de classes. Pregava-se uma revolução internacional que derrubasse a burguesia e o sistema capitalista, e implantasse o comunismo. A pedra fundamental do marxismo está na idéia de socialização dos meios de produção. Em O Capital, obra de Marx, estão os principais conceitos do marxismo.

Karl Marx considerava inevitável a ação política do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com