TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Silencio dos Homens

Por:   •  23/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE SAÚDE E HUMANIDADE IBITURUNA- FASI  

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

SEMINÁRIO DO FILME:  O SILÊNCIO DOS HOMENS

Ana Karol Lopes Ferreira

Gisele Alves de Lima Paixão

Ingrid Rosa Ramos

João Victor Tadeu Martins

Laisa Cristiane Santos Costa

Michelle Pimenta de Oliveira

       MONTES CLAROS - MG

   2021

     Este documentário é o resultado de uma pesquisa que envolveu mais de 40.000 pessoas e continua a ser pesquisado pelo Papo de Homem. “Em 2016, lançamos nosso primeiro documentário de pesquisa e ouvimos a opinião de mais de 20.000 pessoas”. Ele nos mostrou que sete em cada dez homens não falam sobre seus maiores medos e dúvidas com os amigos. Por mais de uma década, nós O mesmo fenômeno foi percebido na rodada de diálogo. Ao nos aprofundarmos na masculinidade, veremos que esse silêncio é a fonte de muitos outros problemas: violência doméstica, ausência de mulheres em posições de poder na política e economia, assédio, altíssimas taxas de suicídio, homicídio, mortes no trabalho e encarceramento entre os próprios homens.

      No documentário, um entrevistado falou sobre os desafios de ser pai. Ele não queria reproduzir a vida dele e de seu pai. Naquela época, como espectador, percebi que, como pai, devo me encontrar com meu pai.

       Apesar de dizer que sou uma pessoa mais forte, percebi que me tornei mais rígido comigo mesmo e continuo a justificar esse rigor pensando que isso me torna uma pessoa melhor. Antes do nascimento da minha filha, eu ainda sentia os efeitos nocivos desse silêncio interior, eu tinha que me perguntar se a lei e a ordem são mais importantes do que a conexão e o afeto.

       O privilégio masculino é acompanhado por esse fardo secreto, e a mesma impermeabilidade emocional permite que ele supere sua própria superioridade por meio de soluços, o que equivale a sufocar os sentimentos mais vulneráveis ​​no luto familiar. Ao ganhar o bônus de um dígito, também me sinto incapaz de descansar e diminuir o ritmo. Ao se tornar um workaholic ele perde o aniversário de um ano do filho. Ao focar o dinheiro ele se esquece de viver aqui e agora as horas banais e deliciosas do cotidiano.

    Quando entrarmos no reino da masculinidade não heterossexual e não branca, a eficácia das prisões triplicará. Para os gays, a masculinidade é rejeitada quase simbolicamente, apenas o estereótipo do cabeleireiro maricas é possível (sem quaisquer deficiências). Os barbeiros precisam de barbeiros barbudos "gentis" para não se confundirem. Este é o medo de qualquer homem das cavernas que escapa de uma mordida de vidro. Tornar-se gay e ainda ser homem é quase uma jornada que exige transformação na sociedade, exigindo muita luta e supressão do chamado comportamento homossexual.

    Quando o documentário passou pelo reflexo do negro, minha garganta voltou a apertar-se. Do ponto de vista social, o quadro é mais sombrio, como homem branco, nunca consigo imaginar. Cresci não para evitar a polícia, mas para agir de forma muito submissa para evitar a violência, ou para ser mais dócil no ambiente social, para não assustar as pessoas na rua. Machucou ao ouvir esse tipo de relato. Para os homens negros a ferida é cruzada, há o peso de ser homem, a sobrecapa do macho sexualizado e avantajado ao mesmo tempo em que pesa o estigma social e o passado histórico da escravidão, hoje atrelada com a criminalidade e o trabalho serviçal. É quase uma surpresa imaginar um homem negro, letrado e ético, mesmo que ninguém admita em voz alta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com