TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Solista

Dissertações: O Solista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2013  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 3

A literatura e a não-literatura

- devemos começar por estabelecer que uma obra transmite sempre, ao leitor, uma concepção da realidade, subjetiva (ou psicológica) e física (percebida pelos sentidos). Um poeta lírico que confessa seu amor, expressa uma concepção da realidade de seu estado passional; um economista que, por exemplo, expõe suas idéias a respeito da economia brasileira, expressa sua concepção de nossa realidade econômica.

- Há dois tipos de concepção da realidade: a concepção intuitiva e individual, e a concepção racional e universal. A concepção intuitiva e individual é o modo que cada um de nós tem de sentir a si mesmo e ver a realidade externa (real ou imaginada); a concepção racional e universal é o modo como a inteligência humana, trabalhando segundo regras específicas, próprias de cada ramo das Ciências Humanas e das Ciências Naturais, interpreta a realidade psicológica ou física.

- a literatura expressa uma concepção intuitiva e individual da realidade (em cada caso a concepção do autor da obra); e a não-literatura expressa uma concepção racional e universal da realidade.

Características da obra literária: o conteúdo

- uma das características da obra literária é o tipo de conhecimento da realidade que ela transmite: conhecimento intuitivo e individual.

- o conhecimento intuitivo e individual é aquele que cada um de nós tem, naturalmente, dos fatos e das coisas: sabemos o que se passa dentro de nós (sentimentos, ideias, imaginação) e em volta de nós (o comportamento das pessoas, fenômenos naturais e sociais, etc.) – e tudo isso somos capazes de expressar, a viva voz ou por escrito. O mesmo ocorre com um escritor, por isso dizemos que sua obra expressa seu conhecimento intuitivo e individual da realidade.

- a expressão do conhecimento intuitivo e individual só é literatura quando o conteúdo dessa expressão é uma intuição profunda e original da realidade.

- o que caracteriza a obra literária é, em princípio, o seu conteúdo.

Características da obra literária: a forma

- a obra literária distingue-se da expressão de conhecimento do homem comum, porque sua forma ou linguagem (chamada linguagem literária) é mais “rica”, e mais “variada” que a do homem comum, o que é compreensível, pois o artista sente a existência com mais sensibilidade, pensa os problemas da vida com mais inteligência; e quem tem mais o que dizer, diz com mais palavras e em mais complexa expressão.

- na obra literária as regras da expressão são as criadas pelo próprio artista.

Conclusão

A literatura se distingue da não-literatura pelo conteúdo e pela forma, e que as características essenciais da obra literária são duas: um conteúdo intuitivo e individual e uma forma produto da criatividade expressiva do artista.

Questionário

1- Considerando-se toda a produção escrita e falada, divide-se essa produção em dois grupos: literatura e não-literatura. Por quê?

2- Que ideias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com