TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O solista

Por:   •  1/9/2015  •  Resenha  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  1.940 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG

CURSO DE PSICOLOGIA 4º PERÍODO

DISCIPLINA: Psicopatologia I –

Acadêmica: Loreni Teresinha Pereira Correa

Análise psicossocial do filme “O Solista”, comentar as alterações

O filme O Solista, narra a história de Nathaniel , morador de rua da cidade de Los Angeles. Steve Lopez é um jornalista famoso do jornal Los Angeles Times, um dia passando pela rua ouve o som de um violino que lhe chama a atenção, ele para e vai ao encontro do som e conhece Nathaniel. Logo no inicio do filme quando o jornalista começa a falar com o morador de rua, percebe uma confusão mental neste. Nathaniel apresenta fala desorganizada, fala compulsivamente, mudando de uma fala para outra. Porém se encanta com a musica e fica curioso para conhecer a história daquele homem que toca muito bem, mas mora na rua.

Nathaniel escuta vozes que o xingam, falam coisas que o diminuem, algumas vezes apresenta comportamento instável, ele se mostra confuso. Ele usa muito a palavra Deus e elege o jornalista como seu Deus, ele demonstra sofrer de delirios alucinatórios quando fala que Beethovem está ali na sua frente, que conversa com ele.

Steve tenta ajudar Nathaniel, quer entender qual a doença dele e fica sabendo que é esquizofrenia, manifesta vontade de interna~lo para que ele obtenha uma cura, ou melhora dos sintomas, mas Nathaniel não quer e não é obrigado a ser internado contra a vontade. Ele demonstra ter medo de ambientes fechados, acredito que o novo, o desconhecido o assusta. Por isso prefere permanecer no mesmo lugar onde ja está acostumado, talvez uma mudança brusca provoque alterações mentais.

Em relação a atenção ele se mostra disperso durante a sua fala, tem devaneios, não consegue manter o foco por muito tempo em determinado assunto ou objeto, quanto a concentração ele não mantém por muito tempo.

Nathaniel tem momentos de agressividade, podemos ver isso na cena quando ele ia se apresentar em um teatro, no exato momento da apresentação ele começa a ouvir vozes falando que ele não é ninguém, que todos vão rir dele. Nesse instante ele fica agressivo jogando uma cadeira no chão e empurra o professor de música, e sai correndo. Outro momento é quando Steve leva um contrato para Nathaniel assinar e nele esta escrito que sua mente é esquizofrênica, ele se irrita e agride Steve e o manda embora.

O personagem apresenta muitas alterações que estão presentes nos esquizofrênicos, na atenção, concentração, pensamento, alteração de comportamento, agressividade, mania de perseguição acompanhado de vozes.

Nathaniel demonstra ser muito inteligente, ele consegue tocar violencelo muito bem, sem nunca ter tocado antes aquele tipo de instrumento. Apesar de apresentar momentos de confusão mental ele também tem momento de muita lucidez.

ESQUIZOFRENIA

O termo esquizofrenia foi introduzido em 1911 pelo psiquiatra suíço Eugen Bleuler para definir uma doença psíquica caracterizada, basicamente, pela "cisão do pensamento, do afeto, da vontade e do sentimento subjetivo da personalidade".

Muitos pacientes com esquizofrenia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com