TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Critica do Filme O Solista

Por:   •  1/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 3

O Solista

Steve é um jornalista que está à procura de uma história quando conhece um morador de rua chamado Nathaniel, um ótimo músico que toca lindamente um violino com apenas duas cordas. Quando começam a conversar descobre que o musico é um violinista que estudou em Julliard uma das escolas de música mais conceituadas do mundo, e que sofre de esquizofrenia, assim Steve acaba tendo uma grande curiosidade para sabe mas sobre a sua vida e como ele foi mora na rua.

Steve Lopez encontra um novo sentido para sua vida ao tentar entender o talento, a ingenuidade e a resistência que Nathaniel tem mesmo vivendo em meio a tanta miséria, onde permanece por ter medo de ser internado.

Os dois acabam se tornando amigos, mais com a doença de Nathaniel, Steve tem dificuldade em compreender e muitas de suas tentativas acabam não saindo da forma esperada, tentou de todas as formas ajuda-lo, tirando o das ruas e tentando fazer a integração de Nathaniel no meio social.

Quando Nathaniel sai das ruas com a ajuda de psiquiatras, Steve entende melhor a doença, segundo os especialistas o simples fato dele ter um amigo pode mudar a química do seu cérebro, melhorando então a relação dele com o mudo.

Para Steve foi muito gratificante testemunha a coragem e humildade de Nathaniel, a sua fé no poder da arte, ele aprendeu a ser leal a algo em que acredita e se prender no que se gosta e acima de tudo em acreditar sem pestanejar em que isso vai leva-lo para casa no final.

Neste contexto a ética na saúde mental, é uma ferramenta fundamental para nortear o indivíduo em suas ações distinguindo do que é certo ou errado, o que é moral ou imoral.

Objetivo do filme é mostrar que o doente mental não precisa ser excluído da sociedade, que é possível reintegra-lo a uma convivência normal.

Análise critica

Nathaniel é um genial aluno de música que em sua ascensão musical começa as ter alucinações ouvindo vozes, se tornando uma pessoa mentalmente adoecida pela esquizofrenia, e passando assim a ser morador de rua.

E nossa crítica é que como não houve a intervenção das pessoas da escola de música no qual ele fazia parte, dos membros da família que permitiu que ele saísse do seio familiar, pois a alteração do indivíduo com esse quadro clínico de esquizofrenia sempre vem acompanhado de isolamento social, deterioração da higiene pessoal, falta de expressão facial entre muitos outros.

O primeiro contato foi o despertar da curiosidade de entender o porquê um ser que toca tão bem música clássica e estaria vivendo naquelas circunstâncias.

Evento Atual: Pois o filme reflete algo que acontece na atualidade das intervenções que estão sendo feitas dentro da psicologia social por meio de uma visão até mesmo de sendo comum das pessoas.

Hoje em dia tem muitos moradores de rua, mais raramente se vê o contexto por trás de cada história, o que aconteceu em suas vidas, e assim nem sempre há uma mobilização social.

O jornalista atingiu seu objetivo preposto que foi de ajudar o Nathaniel que estava em situação de rua, além de apresentar um quadro de doença mental. Steve além de conseguir tirar o Nathaniel da situação de rua, conseguiu também fazer com que ele fizesse o uso dos medicamentos necessário para controlar as crises de esquizofrenia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (28.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com