TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Som E Seus Efeitos

Ensaios: O Som E Seus Efeitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 4

O som é tão comum na vida dos seres, que por ser usado de várias formas pode ser considerado como uso ilimitado, a comunicação é um dos principais meios pelo qual o som é conhecido, contudo com muita frequência o som também nos causa transtornos e fica desagradável , assim chamamos de Ruído. O som tem diversos benefícios a população, podendo ser psicológicos, estéticos, terapêuticos, tranquilizantes, ou seja sem o som seria muito difícil a comunicação por exemplo.

Seus efeitos em proporções indesejadas podem ser também devastadoras, o começo deste problemas gera a dilatação da pupila, aumento da produção de hormônios da tireoide, aumento de adrenalina, junto com o desconforto e stress. redução da capacidade auditiva, hipertensão arterial, e muitas alterações fisiológicas geradas pela perda do sono, são danos a saúde e por isso deve ser combatido. Além desses o efeito psicológico também é afetado, mudança de conduta social, prejuízo na performance e atitudes agressivas são causas.

O som é delimitado por variações de pressão por segundo chamado inicialmente por Hertz em SI (Sistema Internacional), o som mais baixo captado pelo ouvido humano inicia a partir de 20Hz, para que não se tome grandes proporções numéricas mudou-se a escala para dB onde 0 é analisado como 20Hz, e 2000 Hz vai ser 40dB, o aparelho que serve para medir a frequência, chamado de forma incoerente é o "decibelímetro" composto por um microfone de alta sensibilidade e regulador com a mesma performance do ouvido humano.

As fontes de Ruído podem ser definidas em móveis , que se transportam por exemplo carros, aeronaves, trens e estacionárias, que são fixas como industrias, construções. Por existir essa diversidade existem também as técnicas de controle para amenizar os níveis de ruído acústico que são baseados no uso de revestimentos capazes de absorver ondas sonoras maiores de 500Hz assim como as alterações de locais e posicionamento pessoal dos indivíduos

Nas legislações do Brasil, a diversas relações com os ruídos, dentre eles está o CONAMA- O Conselho Nacional do Meio Ambiente, que prevê em um dos seus artigos que os problemas dos níveis excessivos de ruído estão incluídos entre os sujeitos ao controle da poluição de meio ambiente; considerando que a deterioração da qualidade de vida, causada pela poluição, esta sendo continuamente agravada nos grandes centros urbanos; criando critérios e padrões para serem abrangentes a permitir fácil aplicação em todo Território Nacional, Assim como o IBAMA, CONTRAN, CETESB.

As vibrações são definidas como qualquer movimento que se repete, regular ou irregularmente, depois de um intervalo de tempo, utilizadas por engenheiros na construção civil as vibrações podem ser benéficas para o ser humano como por exemplo no uso na medicina para quebrar pedra nos rins, ou vesícula ou pode ser inadequada trazendo desconforto consequências graves e sérias, as técnicas mais utilizadas são trocar o equipamento, reduzir as forças envolvidas no processo, e atenuar para melhorias no processo. Já na fase de mapeamento legal não existe esferas legais para tal critério de uso, mas já se caminha para efeitos ligados a mediação ente eles.

As Radiações são definidas por ondas eletromagnéticas que se propagam. Contêm energia, carga elétrica e magnética. Podem ser geradas por fontes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com