TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO E EALIENAÃO

Por:   •  1/6/2021  •  Resenha  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalho e Alienação

• “Pelo trabalho o homem se autoproduz”

• Quais as visões filosóficas e históricas do trabalho?

• O que é e quais os tipos de alienação?

“Pelo trabalho o homem se autoproduz”

Quando o homem trabalha ele está produzindo e se auto produzindo. O trabalho dignifica o homem, pois quando produz, está utilizando seu tempo e seu esforço de modo a contribuir com sua própria existência na sociedade.

Pelo trabalho o homem desenvolve habilidades e imaginação e passa a conhecer as próprias forças e limitações. Ele produz para se ajudar.

Por exemplo: Se eu produzir uma plantação, estou me auto produzindo. Estou perdendo plantando e ganhando colhendo, ou seja, o trabalho é produzido pelhomem, mas ele também produz o homem.

Visão filosófica do trabalho

Pelo trabalho, o homem transforma a natureza e nessa atividade se distingue do animal, porque sua ação é dirigida por projetos (antecipação da ação pelo pensamento), sendo portanto, deliberada intencionalmente. O homem é um ser que trabalha, produz para o mundo, e a si mesmo. O trabalho humano é a ação dirigida por finalidades, a resposta aos desejos da natureza na luta pela sobrevivência. Significa que pelo trabalho, o homem se autoproduz.

O trabalho se realiza sobre tudo, como atividade coletiva, além de transformar a natureza, procede a união dos homens. O trabalho transforma o próprio homem, pois o trabalho altera a visão do que ele tem do mundo, e de si mesmo. A liberdade não é dada ao homem, mas é o resultado de sua ação transformadora sobre o mundo.

Visão histórica do trabalho

- Pelo trabalho o homem é capaz de transformar a natureza em atividades que se distingue do animal porque sua ação é dirigida diretamente para um projeto (antecipação pelo pensamento). O trabalho estabelece a relação dialética entre teoria e prática, ou seja, além de colocar o trabalho em prática, antes deve-se estudar as várias teorias sobre o mesmo e se especializar para obter um histórico além da transformação na natureza.

A concepção de trabalho está ligada à uma visão negativa, como diz na Bíblia : “Adão e Eva, depois de provarem a fruta do pecado eles conheceram o trabalho de perto como punição por terem desobedecido”.

O nome TRABALHO, vem do vocabulário latino (tripaliare do substantivo tripalium) que significa aparelho de tortura. A antiguidade desvalorizava todo o trabalho manual quando se tratava de escravo, enquanto que atividades teóricas eram fundamentais. Segundo Platão, a finalidade dos homens livres é justamente a contemplação das idéias, o mesmo ocorreu na Roma. Na idade média Santo Tomás de Aquino procurava reabilitar o trabalho manual, assegurando-se que os trabalhos são equivalentes mas na verdade a própria construção teórica do seu pensamento na visão grega tende a valorizar as atividades contemplativas. Na idade moderna, tudo começa a se alterar e o ininteresse por artes mecânicas ficava cada vez maior.

A burguesia procurou por novos mercados e a necessidade de estimular as navegações, os empreendimentos marítimos descobriram o novo caminho para as Índias e as terras do novo mundo. Alguns séculos mais a frente,foi inventado por Pascal, a primeira máquina de calcular, Torricelli constrói o barômetro, aparece o tear mecânico. Desta forma surgem as primeiras matérias inauguradas por Galileu.

São elas: a ciência, a física e a astronomia. A máquina faz parte de tal fascismo da mentalidade do homem moderno, que explica o comportamento dos animais como se fossem máquinas e como se o universo fosse um relógio.

O que é Alienação?

Na vida cotidiana, na ciência ou na filosofia, o conceito de alienação assume diversos papéis e significados. Tendo assim, muitos usos específicos dependendo da disciplina que o ultiliza.

  • Filosoficamente, o conceito de alienação foi elaborado pela primeira vez pelo filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Segundo ele, a alienação é uma característica essencial do homem (a mente finita). A alienação se dá por meio da produção de coisas, para expressar-se em objetos, sejam coisas físicas, produtos culturais ou instituições sociais.
  • Já para Marx, a alienação não é puramente teórica, manifesta-se na vida real, através da divisão do trabalho, quando o produto do trabalho deixa de pertencer a quem produziu.
  •  Juridicamente, significa a perda do usufruto ou posse de um bem ou direito pela venda;
  • Na psiquiatria, alienista é o médico de alienados mentais;
  • A alienação religiosa é um fenômeno de idolatria, onde o povo cria ídolos e a eles se submetem ;
  • Segundo a concepção política de Rousseau, a soberania do povo é inalienável, isto é, pertence somente ao povo, que não deve outorgá-la a nenhum representante, devendo ele próprio exercê-la.
  • Na linguagem comum, alienadas são as pessoas desinteressadas dos assuntos importantes, tais como questões políticas e sociais.

Tipos de Alienação:

Alienação social: Alienação social é um termo que se refere à maneira pela qual membros de uma sociedade tornam-se padronizados e perdem – ainda que parcialmente – seu senso crítico. Dessa forma, surge como consequência o “senso comum”, que é um conjunto de crenças e suposições populares edificadas a partir da falta de reflexões profundas. Ou seja, o senso comum é o que torna tudo raso e supérfluo.

Alienação cultural: é a alienação (diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar em agir por si próprios) atravéz da cultura de massa que é a tv, os programas, revistas, jornais, rádios, panfletos e entre outros meios que faz com que as pessoas fiquem alienadas recebendo apenas a informação para que elas fiquem cada vez mais consumistas em vez de receber e ganhar conhecimentos culturais , criando uma sociedade de consumo sem que as pessoas percebam que elas fazem parte disso. Além disso, as pessoas se tornam menos cultas por só receberem informações “selecionadas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com