TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO PDTA

Por:   •  17/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.288 Palavras (18 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 18

                                                     TRABALHO PDTA – PROFESSOR MÁRIO

                                                                                                                               

                                                                             INTRODUÇÃO

A partir da Leitura e reflexão do Livro "A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir " Rubem Alves e aulas em classe introduzidas sobre abordagens pedagógicas, sendo estas : Tradicional, Comportamental, Humanista , Psicanalítica, Sócio Cultural, Cognitivista(Construtivista), Inteligência Emocional e Inteligências Múltiplas, o grupo realizou breve explicações sobre cada destas abordagens para um referencial teórico, selecionou trechos do livro estudado para análise e relacionou-os , aprofundando o conteúdo ao discorrer sobre seus devidos motivos para melhor assimilação e compreensão.

O livro relata a experiência inovadora da Escola da Ponte, desenvolvida em Portugal e que conta com mais de trinta anos de existência.

Ao visitar a Escola da Ponte, em Portugal, o educador Rubem Alves deparou-se com a realização daquilo que sempre havia pensado como ideal de educação

                                                                     08 ABORDAGENS

  1. Abordagem Tradicional

       A relação entre professor e aluno é vertical.  O professor é o pilar desse método de ensino, tendo todo o poder do conhecimento e responsabilidade de transmiti-lo aos seus alunos considerados como uma " folha em branco", assim então os conduzindo aos objetivos escolhidos pela escola ou sociedade, para que essa folha em branco seja preenchida (MIZUKAMI, 1986, P 14)

É um ensino diretivo (ALUNO-> PROFESSOR) e padronizado onde os alunos devem seguir a metodologia do professor que decide o conteúdo a ser passado e também a velocidade. Seu objetivo é a quantidade de informação armazenada pelo aluno.

A realidade do mundo, sociedade e cultura é algo que será transmitido ao indivíduo pelo processo de educação formal. A abordagem tradicional do ensino possui uma visão individualista do processo educacional, não possibilitando na maioria das vezes trabalhos de cooperação (MIZUKAMI, 1986).

                                             Quadro 1 – Abordagem Tradicional

                                  Características

                           Abordagem Tradicional

O Professor

O professor é elemento imprescindível na transmissão de conteúdo. Predomina a autoridade. O ensino está concentrado no professor.

O Aluno

O interesse e a vontade do aluno não são levados em consideração, sua participação social é reduzida, sendo apenas um receptor passivo do conhecimento.

A Escola

O conhecimento apresentado é restrito a escola e em sala de aula.

Ensino e Aprendizagem

O ensino é caracterizado por se preocupar mais com a variedade e quantidade de noções, conceitos e informações do que com a formação do pensamento reflexivo. A metodologia de ensino se baseia em aulas expositivas e nas demonstrações do professor a classe. A avaliação ocorre para verificar a exatidão da reprodução dos conteúdos apresentados em sala de aula.

Fonte: Adaptado de Mizukami. (1986)

 A abordagem tradicional é caracterizada pela concepção de educação como um produto, já que os modelos a serem alcançados estão pré-estabelecidos, daí a ausência de ênfase no processo. Trata-se, pois, da transmissão de ideias selecionadas e organizadas logicamente. Este tipo de educação é encontrado em vários momentos da história, permanecendo atualmente sob diferentes formas.

De imediato percebe-se que a Escola da Ponte rompe com modelos tradicionais de ensino- aprendizagem, em que o processo é centrado na autoridade do professor ou do material previamente organizado e em relação ao qual não se pode de modo algum se desviar. Os relatos de Rubem Alves sobre a escola da ponte demonstram que a orientação pedagógica seguida por eles é totalmente contraria ao que prega a abordagem tradicional

  1. Abordagem Comportamental

Assim como a abordagem tradicional, caracteriza-se no Empirismo, porém usa a experiência do aluno como base do conhecimento, o considerando como um recipiente de informações  e reflexões, os professores se responsabilizam por planejar e desenvolver o conteúdo de ensino para aumentar o potencial do aluno, usando o método de reforço e excluindo o método de ensino com punições. 

Os comportamentalistas consideram a experiência ou a experimentação planejada a base do conhecimento, evidenciando sua origem empirista. Modelos são desenvolvidos a partir da análise dos processos por meio dos quais o comportamento humano é modelado e reforçado. O conteúdo transmitido visa objetivos e habilidades que levem à competência. O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões. E a escola é a agência que educa formalmente, onde não é necessário oferecer condições para que o aluno explore o conhecimento, explore o ambiente, invente e descubra (MIZUKAMI, 1986).

                                 Quadro 2 – Abordagem Comportamental

   

                               Características

                           Abordagem Comportamental

O Professor

Cabe ao professor assegurar a aquisição do comportamento, que será instalado e mantido por condicionantes e reforçados por meio de elogios, graus, notas, prêmios, reconhecimento dos mestres e dos colegas. Que por sua vez, resultam em diplomas, vantagens na profissão, ascensão social, monetária e status.

O Aluno

O indivíduo será capaz de estruturar as contingências de seu próprio ambiente de modo que seu comportamento leve as consequências que deseja

A Escola

A escola cabe manter, conservar e em parte modificar os padrões de comportamentos aceitos como úteis e desejáveis para uma sociedade.

Ensino e Aprendizagem

O comportamento é um objeto de estudo que não necessita de método hipotético dedutivo. O conhecimento, portanto, é estruturado indutivamente, via experiência. A aprendizagem encontra-se na organização dos elementos para as experiências curriculares e serão garantidas pela sua programação, incluindo a aplicação da tecnologia educacional, estratégias de ensino e formas de reforço no relacionamento professor aluno.

Fonte: Adaptado de Mizukami. M. da G. N. (1986)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (154.2 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com