TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Terceiro Setor

Por:   •  3/10/2018  •  Resenha  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

Terceiro Setor.

A maneira mais oportuna de começar nossa discursão acerca do terceiro setor explicando o que seria o primeiro e o segundo setor, para só então adentrar em nosso tema foco.

Vivemos em uma sociedade civil que, no modo mais raso de descrevê-la, é composta de estado e mercado, respectivamente, então o primeiro setor seria reservado ao poder público, incluindo as prefeituras e suas secretarias, os governos estaduais e suas secretarias, a presidência e os ministérios, que tecnicamente teriam como responsabilidade a realização de ações que garantam a saúde, a educação, a segurança e a cultura de toda a sociedade. O primeiro setor utiliza do dinheiro público visando o bem do público; já o segundo setor é reservado a todas as empresas que geram lucro para si. Estão no segundo setor toda e qualquer empresa e de qualquer tamanho, desde a padaria até a multinacional. É considerado como o setor privado, pois usa o dinheiro advindo da iniciativa privada para benefício privado.

O terceiro setor usufruiria de um pouco dessas duas realidades, utilizando dinheiro privado para benefício público, sendo caracterizado por entidades institucionalizadas, autônomas do setor estatal, sem fins lucrativos, conseguem ser administradas por seus próprios integrantes e tem o trabalho de origem voluntária. Em sua composição nos deparamos com instituições sem fins lucrativos, que visam apenas um lucro social, e buscam o bem comum através de ações que o poder público deveria estar executando. Tais ações transitam por diversos âmbitos da sociedade, sendo as mais comuns ações educativas, culturais, esportivas, de segurança e até mesmo de saúde.

Uma das grandes questões por trás desse setor é como ele é financiado? Como dito anteriormente, o terceiro setor utiliza dinheiro da iniciativa privada para o benefício público, mas essa verba também pode ter origem na iniciativa estatal, o que não invalidaria um de seus principais pilares: Não ter fins lucrativos. O lucro do terceiro setor na verdade seria um lucro social. O dinheiro investido nesse seguimento não é voltado para sócios, acionistas e titulares, mas sim ações que visem o bem-estar da sociedade.

Mas qual a sua origem? O terceiro setor surge a partir da reforma neoliberal do estado. Estado esse que se encontrava em uma situação de crise econômica, então com o intuído de reerguer o pais foram-se cortados recursos em diversas áreas a nível social, e nesse contexto de falta de assistência foram criadas instituições para suprir a falta do estado com a sociedade, o que instaura uma certa isenção de obrigações que seriam originalmente  do estado de certas necessidades da população, como a saúde, educação e cultura. Então podemos afirmar que o terceiro setor foi criado com intuito de frear a desigualdade social promovida por um estado sem condições de investir em políticas públicas efetivas para a população, e um estado protetor unicamente da propriedade privada e das liberdades individuais. Entretanto cabe salientar que o terceiro setor não pode ser visto como substituto do estado, mas sim como complemento dele.

É muito ‘difícil’ que só o primeiro e segundo setor consigam suprir todas as necessidades da população, dessa maneira as instituições que compõem o terceiro setor atuam em complemento a atividade empresarial e estatal, desempenhando importante papel na sociedade como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com