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O Trabalho Femonologia

Por:   •  28/9/2020  •  Dissertação  •  3.205 Palavras (13 Páginas)  •  136 Visualizações

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A partir da leitura dos textos e do conteúdo das aulas, responda às seguintes questões:

1). Descreva o contexto histórico em que a Fenomenologia se desenvolveu.

R: A fenomenologia se estabelece enquanto o estudo do fenômeno, da experiência humana enquanto experimentados pelos atos da consciência. Seu domínio é ilimitado não podendo ser limitado a uma ciência. Teve início a partir de uma crise cultural, do conhecimento e da própria filosofia assim como um questionamento à metafísica e sua redução (Critelli, 1996). Fundamenta-se na compreensão das relações e não simplesmente na explicação causal. Um dos grandes autores desse pensamento é Husserl, que apresentou a fenomenologia fornecendo-lhe um novo significado tendo seu enfoque nos fenômenos, deixando de lado as relações casuais sofrendo influência, dentre outros, de Descartes e Platão. A filosofia, a mais fundamental das ciências, devia segundo o autor ficar livre de suposições. Para se pensar no mundo antes se faria necessário adentrar no campo da consciência não sendo possível à existência do fenômeno sem que se assegurassem os fatos da consciência.

2). A que se refere o termo “psicologismo” e qual a crítica de Husserl contra a tese psicologista?

R: Concepção filosófica que atribui à psicologia um lugar central, colocando-a como base de todas as ciências, já que estas se constituem através de processos cognitivos que são em última análise explicáveis pela psicologia. O psicologismo é um reducionismo na medida em que busca explicar todos os elementos da experiência humana a partir da dimensão psicológica dessa experiência. Assim, a própria lógica, ou a metafísica ou a experiência estética, poderiam ser reduzidas a formas do pensamento humano, a modos de operar da mente. R: O ponto principal da crítica de Husserl consiste em denunciar que a tese psicologista, segundo a qual os objetos da lógica possuem a mesma natureza que objetos reais (empíricos), promove o colapso entre o domínio do ideal e do real e, com isso, incorre em contrassensos teoréticos.

3). Em que consiste o método fenomenológico? Quais são as suas principais características?

R: Husserl define seu novo modo de filosofar como uma ciência relacionada ao objeto intencional, o qual deve estar despojado de sua relação com a experiência. A preocupação central da fenomenologia husserliana é de erigir uma filosofia atrelada aos dados imediatos e inegáveis para, posteriormente, utilizá-los como embasamento para a construção de teorias. Como lema, tem-se o “retorno às próprias coisas”, isto é, “buscar coisas manifestas, fenômenos tão evidentes que não possam ser negados”. Na psicologia, a fenomenologia baseia-se em um método que busca entender a vivência dos pacientes no mundo em que vivem, além de compreender como esses pacientes percebem o mundo a sua volta. De acordo com a fenomenologia de Husserl, todos os fenômenos do mundo devem ser pensados a partir das percepções mentais de cada ser humano. O filósofo queria que a filosofia pudesse ter as bases e condições de uma ciência rigorosa. No entanto, um método científico é determinado por ser uma "verdade provisória", ou seja, algo que será considerado como verdadeiro até que um fato novo mostre o contrário, criando uma nova realidade. Característica da fenomenologia são extensas discussões de intencionalidade uma qualidade supostamente única de consciência que a distingue de materiais aconscious. Endêmica para discussões mais antigas da fenomenologia é dualismo mente / corpo, a noção de que os atos psíquicos (baseado em mente), são de alguma forma ontologicamente diferente de atos físicos, uma ideia que a moderna ciência cognitiva demonstrou ser falsa. Muitas das questões abordadas pela fenomenologia foram herdadas e melhorado pelo campo rigoroso contemporânea e mais cientificamente de estudos da consciência.

4). “A Fenomenologia é uma reflexão centrada no ato da consciência e não no objeto de nossa experiência”. Explique essa afirmação.

R: Em contrapartida, o pensador alemão propõe a “análise compreensiva” da consciência, uma vez que todas as vivências (Erlebnis) do mundo se dão na e pela consciência . Daí a tão célebre definição husserliana de consciência: “toda consciência é consciência de algo”. Essa definição de consciência está vinculada, por seu turno, à noção de intencionalidade .

5). O que significa o termo “intencionalidade” na Fenomenologia?

R: A intencionalidade distingue a propriedade do fenómeno mental: ser necessariamente dirigido para um objeto, seja real ou imaginário. É neste sentido, e na fenomenologia de Husserl, que este termo é usado na filosofia contemporânea. A intencionalidade seria a marca fundamental da consciência, uma vez que a consciência está o tempo todo voltada para fora de si. Contudo, a consciência não é considerada por Husserl como se fosse uma substância ou um invólucro a partir do qual o mundo brotaria: (...) O princípio de intencionalidade é que a consciência é sempre ‘consciência de alguma coisa’, que ela só é consciência estando dirigida a um objeto (sentido de intentio). Por sua vez, o objeto só pode ser definido em

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