TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Observação

Por:   •  8/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIP–UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

PROJETO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA ESCOLAR

PROJETO DE PESQUISA EM PSICOLOGIA ESCOLAR

        Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia escolar do curso de Psicologia da Universidade Paulista–UNIP, campus Alphaville.

Professor: Helio Braunstein

        SUMÁRIO

  1. Introdução        04
  1. Objetivos.        04
  1. Metodologia         05
  1. A observação        05
  2. Local        05
  3. Instrumentos.        05
  4. Ressalvas éticas.        06
  1. Descrição da Observação        07
  1. Primeiro local observado        07
  1. Procedimentos.....................................................................................................08

5 Experiencia proporcionada pela observação de fenomenos cotidianos e o sentido dessa pratica na formação profissional...................................................09 

  1. Considerações finais.        10

Apêndice A        13

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho está sendo elaborado tendo em vista a disciplina Psicologia escolar.Essa disciplina consiste em conhecer a Perspectiva histórica da Psicologia Escolar no Brasil, A Psicologia Escolar hoje, visão crítica no ambiente escolar e sua diversidade, o impacto da escola na constituição dos sujeitos, algumas das principais queixas escolares (aprendizagem e comportamento), dentre outros temas.Partindo desse pressuposto, esse trabalho visa decorrer alguns pontos observados em uma pesquisa de campo feita no ambiente escolar, trazendo como tema central dessa analise e observação a interação dos grupo no momento de descontração (intervalo) após periodo pandêmico. Aprendendo assim, através da prática, a adquirirum olhar mais analítico e detalhistas. Simultaneamente, aprende-se a refletir sobre a própria visão de mundo e o quão certos detalhes passam por despercebidos.

A habilidade de observar comum olhar analítico e detalhista é necessário para a profissão do Psicólogo,para que se consiga analisar aquilo que é ou que não é dito,e também, tomar o cuidado em não deixar interferir a própria perspectiva do observador.

1.2Objetivos

O objetivo desse trabalho é desenvolver uma visão mais crua, analítica e detalhista das pessoas e do ambiente que nos cercam, e, ao mesmo tempo, aprática de fazer anotações em tempo real, uma habilidade que irá ser necessária em muitas situações futuras da profissão,comono atendimento, além de acostumar-se a trabalhar com relatórios, uma ferramenta extremante importante e bastante usada naPsicologia.

O trabalho em grupo visa praticar a capacidade de interação e dedicação dos integrantes, buscando a elaboração de um trabalho bem escrito que visa na capacidade de formular uma ideia ou conceito de maneira clara e coesa,utilizando as normas ABNT.

  1. METODOLOGIA

  1. A observação

O local da observação foi decidido por todas cinco integrantes do grupo ,e, desse modo, concluímos que a realização dessa tarefa na escola Tom Jobim Colegio municipal oseria mais apropriada devido melhor adequação aos horários e localidade de todas as envolvidas na pesquisa. Foi orientado pela secretaria de educação de Santana de Parnaíba o qual realizamos a solicitação inicial para dar sequencia ao projeto, que o trabalha seja realizado no dia 17/10/2022 com duração de duas horas no local.

  1. Local

             Tom Jobim Colegio Municipal - Avenida Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues, 820 Residencial Tres Tambore /Santana de Parnaíba – SP.

             Observação será realizada no pátio do colegio, durante o intervalo dos alunos.

             

  1. Instrumentos

O grupo utilizará de papel, caneta e aplicativos de notas no celular. Através dos aplicativos haverá um maior aproveitamento do tempo, gerando assim, um maior rendimento dos registros de observações por meio do olhar atento.

  1. Ressalvas éticas

O trabalho do psicólogo exige uma atividade especifica de olhar empático econhecimento dos costumes rotineiros em uma sociedade, assim como a percepção de sua cultura. Para que possamos chegar a esse nível,é necessário estabelecer um certo treino. O processo de observação é essencial para que os estudantes sejam capazes de realizar algumas técnicas e aperfeiçoa-las no decorrer da formação.

Assim como qualquer graduação, o trabalho prático envolve os estudantes,trazendo-os para a realidade e a seriedade do exercício profissional, aguçando a percepção do graduando, para que ele busque suprir as necessidades sociais que irá se deparar ao longo de sua carreira.

Além do treino como meio de aprendizado, toda a carreira contém em si um Código de Ética Profissional indispensável que promove o respeito e o ato de responsabilidade social, dos quais os estagiários devem ter em mente, lembrandosempre de sua construção e importância. É através da Ética Psicológica que seemprega a defesa dos direitos humanos,o compromisso político,a busca pelaqualidade de vida na atuação do profissional e de seu dever contribuinte para o país,bem como a responsabilidade sobre seus atos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com