TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho nas Organizações

Por:   •  30/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.005 Palavras (5 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

O Trabalho nas Organizações

CURSO: Ciências Contábeis

DISCIPLINA: ADM102 – Psicología Organizacional 

Ederson de Oliveira Gonsaga Matrícula: 21558

Tiago Gomes dos Santos        Matrícula: 14832

Trabalho em Tempos de Crise

Estamos vivendo um período crítico para a humanidade, está sendo colocado em prova o nossa capacidade de sobreviver a mais uma pandemia de nível global, a humanidade já passou por outras pandemias que tiveram impacto direto na forma que percebemos a fragilidade do ser humano.

A pandemia mais famosa a Peste Negra (Peste Bubônica) na segunda metade do século XIV, que matou de 75 a 200 milhões de pessoas e temos já no século XIX a Tuberculose e a Cólera que devido a péssimas condições de saneamento das grandes cidades, que impulsionadas pela revolução industrial, estavam criando grandes aglomerações nas periferias das fábricas com condições subumanas, propiciando condições ideais para a disseminação de doenças.

O trabalho sempre teve um relacionamento complicado com crises sanitárias, na última década tivemos a doença da Vaca Louca,  Gripe Aviária, Gripe Suína que até o dia 20 de março de 2010, foram confirmados laboratorialmente 46.355 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causados pelo vírus Influenza A (H1N1) , e agora em 2020 o Coronavírus (COVID-19) um vírus de alto contágio que está levando uma crise de proporções mundiais, que pode infectar mais de ⅓ da população mundial com possibilidade de matar até 100.000.000 pessoas, neste momento temos um impacto nas organizações que já enfrentam consequências desta crise, desabastecimento das linhas de produção, absenteísmo, queda no consumo entre outras consequências imediatas.

E para os próximos meses as empresas terão que se adequar a uma nova realidade para se manter em funcionamento, algumas irão recorrer ao trabalho home office, porém comerciantes como lojistas irão recorrer a outros recursos como medidas que o governo propôs para não haver desemprego e a quebra de pequenos negócios, mas há outras formas de contornar essa crise como férias coletivas. Lógico que a preocupação imediata é a não propagação da pandemia para minimizar o impacto dela na saúde dos funcionários e familiares, sem se esquecer de que manter um ambiente saudável é direito fundamental do trabalhador direito este garantido por lei, deve ser cumprir as normas da segurança do trabalho e medicina.

O trabalho Home Office já é há muitos anos uma realidade para grandes empresas, principalmente nas capitais, e empresas de tecnologia e desenvolvimento de software, porém é um grande desafio para a empresa e para o profissional, pois para se adequar a esta forma de trabalho é necessário uma análise do tipo de serviço que será executado, pois há muitos serviços ou tarefas que não podem ser feitas remotamente, logo depois é necessário o investimento da empresa em uma estrutura que possibilite ao profissional desenvolver sua atividade e também ao gestor de monitorar os resultados. Nessa modalidade de trabalho os encontros como reuniões, avaliações de desempenho são feitas remotamente por videoconferência. para muitos profissionais é uma ótima forma de se trabalhar, porém é necessário muita disciplina e responsabilidade, devendo respeitar os horários de início, almoço, intervalo e até fim das atividades, pois estando em casa pode nem se notar o fim do expediente de trabalho. Para muitos especialistas é indicado ao profissional que trabalha em Home Office criar uma rotina similar a de ir para o escritório, acordando, tomando banho, vestindo uniforme ou até uma roupa que pudesse ir realmente ao escritório, assim o profissional é posto em uma simulação de ambiente de trabalho e tende a levar o trabalho remoto com mais disciplina e claro se houver uma reunião por videoconferência ele já estará preparado.

As organizações têm que se preocupar em manter a empresa em funcionamento para que não seja necessário fechar as portas, muitas vezes de forma definitiva, com a implantação de rotinas de trabalho diferentes, acompanhamento psicológico e médico para as pessoas que estão infectadas.

A preocupação com a saúde mental dos funcionários após esta crise deveria ser levada a sério, depois de longos períodos de reclusão e afastamento social, e a possibilidade de perda de pessoas próximas, não são todas as pessoas que conseguiram manter o foco e até a saúde mental sob tanta pressão, ainda mais se vendo obrigado a se manter afastado do convívio social que em muitos casos é uma válvula de escape para as frustrações e stress do dia a dia, considerando que podemos passar por um período superior a 90 dias de estado de alerta.

Se implantar acompanhamento psicológico para o retorno ao trabalho implantar rotinas de retorno gradativo ao trabalho, definição de novas metas para atender a nova realidade de trabalho e retomada do crescimento.

Viçosa 23 de março de 2020

Segue algumas legislações e Sites para acompanhamento da evolução do COVID 19:

  • LEI Nº 13.979, DE 6 DE FEVEREIRO DE 2020

Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Lei/L13979.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (247 Kb)   docx (206.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com