TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Verdadeiro Ajustamento

Ensaios: O Verdadeiro Ajustamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 3

Sintomas de Verdadeiro Ajustamento

O crescimento possui não só recompensas e prazeres, mas também muitas dores intrínsecas e sempre terá. Ninguém está livre de conflitos e tensões ocasionais, que desaparecem, porém, quando se remove o problema ou situação que os causou. Entretanto, existem tensões provocadas pela angustia que persistem e interferem seriamente com a eficiência, a tomada de decisões e o julgamento no trabalho. A tensão é um subproduto da pressão do stress, ela deflagra ou mobiliza o corpo para vencer a ameaça, e consiste num estado de prontidão ou alerta que nos permite enfrentar problemas em nosso ambiente. O stress, como a pressão e o esforço, faz parte da nossa experiência, ninguém pode escapar completamente à tensão. Alguns dos traços que caracterizam aqueles que são capazes de viver bem com suas tensões, com bases em pesquisas da Fundação Menninger, são:

1. mantêm-se flexíveis quando sob pressão.

2. tratam os outros como seres independentes.

3. encontram satisfação numa variedade de fontes, como pessoas ideias, tarefas e interesses externos.

4. aceitam as próprias capacidades e limitações, e têm uma imagem realista de si mesmos.

5. Mantêm-se ativos e produtivos no interesse da realização própria e a serviço dos outros.

Para H. C. Smith, a pessoa que atinge o ajustamento e, portanto, amadurecida emocionalmente, apresenta características marcantes de comportamento objetivo. É possível resumir as mais importantes da seguinte maneira:

o A pessoa madura tem objetivos integrados: consegue balancear o valor dos objetivos aos quais se propõe, avaliar as barreiras que poderá encontrar e conhecer suas reais necessidades.

A pessoa madura é espontânea: expressa sentimentos e emoções de forma adequada com a situação que se encontra, sem negar ou reprimir.

A pessoa madura ataca seus problemas energicamente: procura crescer, progredir e atingir seus objetivos e não assume conduta depressiva diante das dificuldades.

A pessoa madura é organizada: consegue construir e fazer planos, subdividir objetivos e programar atividades de acordo com circunstancias especificam.

A pessoa madura se conhece: a auto percepção de si, em termos de necessidades, capacidades e deficiências não é um estado interior fácil de ser atingido.

A pessoa madura é diplomática: tem tato em colocar as próprias opiniões, como também apresenta capacidade de sair da posição egocêntrica, sendo capaz de ouvir e compreender o outro.

A pessoa madura é produtiva: chega a resultados objetivos, utilizando suas potencialidades individuais para enfrentar e resolver problemas de qualquer espécie.

O verdadeiro ajustamento leva a pessoa a uma conduta de eficiência em qualquer situação que enfrente e inversamente, a ausência ou a dificuldade de produzir podem ser tomadas como sintomas de dificuldades de ajustamentos ou ainda ajustamentos inadequados e precários.

Segundo Cris Argyris, a pessoa que deseja controlar as emoções deve possuir a habilidade de permitir que os outros discutam ou anulem suas decisões sem sentir que isso represente uma ameaça ao seu valor pessoal; de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com