TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Behaviorismo é psicologia

Seminário: Behaviorismo é psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  Seminário  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 2

Behaviorismo é psicologia do comportamento; corrente segundo a qual a psicologia tem por objeto o comportamento exterior do homem, surgiu como uma proposta para a Psicologia, para tomar como seu objeto de estudo o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência positivista. É a parte da psicologia que vai dizer que o meio determina o sujeito. A sua meta é a previsão e controle do comportamento. O sentido de "Behaviorismo" foi sendo modificado com o correr do tempo e hoje já não se entende o comportamento como uma ação isolada do sujeito, mas uma interação entre o ambiente (onde o "fazer" acontece) e o sujeito (aquele que "faz"), passando o "Behaviorismo" a se dedicar ao estudo das interações entre o sujeito e o ambiente, e as ações desse sujeito (suas respostas) e o ambiente (os estímulos).

Psicanálise é método da psicologia clínica que trata da investigação dos processos psíquicos profundos, através do exame da vida psíquica consciente e inconsciente do paciente, Psicanálise é um campo clínico e de investigação teórica da psique humana independente da psicologia, embora também inserido nesta desenvolvido por Sigmund Freud, médico neurologista vienense nascido em 1856 que se propõe à compreensão e análise do homem, compreendido enquanto sujeito do inconsciente e abrange três áreas:

1. um método de investigação da mente e seu funcionamento;

2. um sistema teórico sobre a vivência e o comportamento humano;

3. um método de tratamento psicoterapêutico.

Com o estudo dos “processos misteriosos” do psiquismo, suas “regiões obscuras”, isto é, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problemas científicos, levou Freud à criação da psicanálise. Extraído do site http://jamicarvalho.blogspot.com.br/2008/04/resumo.html

Conclusão:

O Behaviorismo nasceu como uma reação ao mentalismo, ao introspeccionismo e à psicanálise, que tentavam lidar com o funcionamento interior e não observável da mente.

Como o professor, lida com comportamentos de crianças e adolescentes na maioria das vezes, precisa estar atento tanto aos aspectos individuais, como coletivos, afim de poder ajudar a superar os seus possíveis dificuldades, se baseando em teorias, está melhor preparado para identificar e lidar com situações de conflito na vida de seus alunos, que muitas das vezes podem interferir no processo de desenvolvimento e aprendizagem.

Referencias:

http://www.psicologiamsn.com/2013/03/behaviorismo-de-watson-e-skinner.html

http://www.dicionarioinformal.com.br/behaviorismo/

http://diariamente-mel.blogspot.com.br/2011/06/aparelho-psiquico-psicanalise-e.html#!/2011/06/aparelho-psiquico-psicanalise-e.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com