TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito desenvolvido por LS Vygotsky

Ensaio: O conceito desenvolvido por LS Vygotsky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2014  •  Ensaio  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

1)Quais são os pilares da teoria sócio – histórica?

- Funções psicológicas- têm um suporte biológico, pois são produtos da atividade cerebral.

- Funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre indivíduo e o mundo exterior, as quais se desenvolvem num processo histórico.

- Relação homem / mundo- é uma relação mediada por sistemas simbólicos.

2)Qual a importância da linguagem para Vygotsky?

No pensamento Vigotiskiano, a interação social é fundamental para o desenvolvimento do ser humano. Para ele, o ser humano se constitui enquanto tal a partir da interação social. Desse modo, o conjunto de influências que estruturam o processo de aprendizagem e seus resultados é proveniente da mente do sujeito como de seu contexto sócio-econômico, cultural e étnico a importância da linguagem, uma voz que esta representa a expressão e a comunicação típica dos seres humanos por isso, uma proposta pedagógica pautada na perspectiva construtivista precisa estimular a expressão oral, corporal, a linguagem escrita, a linguagem artística e todas as formas de expressão inerentes. Nesse sentido, a linguagem é o principal mediador na formação e no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Ela constitui um sistema simbólico, elaborado no curso signos em estruturas complexas permitindo, por exemplo, nomear objetos, destacar suas qualidades e estabelecer relações entre os próprios objetos. O surgimento da linguagem, como já foi dito anteriormente, representa um salto qualitativo no psiquismo, originando três grandes mudanças. A primeira está relacionada ao fato de que ela permite lidar com objetos externos não presentes. A segunda permite abstrair, analisar e generalizar características dos objetos, situações e eventos. Já a terceira se refere a sua função comunicativa; em outras palavras, “a preservação, transmissão e assimilação de informações e experiências acumuladas pela humanidade ao longo da história. A linguagem constitui o sistema de mediação simbólica que funciona como instrumento de comunicação, planejamento e auto-regulação. É justamente pela sua função comunicativa que o indivíduo se apropria do mundo externo, pois é pela comunicação estabelecida na interação que ocorrem negociações, reinterpretações das informações, dos conceitos e significados.

3)O que é ZDP?

Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) é um conceito elaborado por Vygotsky, e define a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela capacidade de resolver um problema sem ajuda, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através de resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou em colaboração com outro companheiro. Quer dizer, é a série de informações que a pessoa tem a potencialidade de aprender, mas ainda não completou o processo, conhecimentos fora de seu alcance atual, mas potencialmente atingíveis.

4)Qual a importância da ZDP para a educação?

A importância da ZDP é a interpretação literal da idéia de capacidade, através da qual as pessoas tendem a criar espaços para o desempenho assistido ao invés de olhar para a gama de possibilidades de artefatos culturais (inclusive

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com