TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Conceitos de Vygotsky sobre aprendizagem

Trabalho acadêmico: Principais Conceitos de Vygotsky sobre aprendizagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  983 Palavras (4 Páginas)  •  1.257 Visualizações

Página 1 de 4

Principais Conceitos de Vygotsky sobre aprendizagem

Lev Semenovich Vygotsky nasceu em 1896 na cidade de Orsha, na Rússia, e morreu em Moscou em 1934, com apenas 38 anos. Formou-se em Direito, História e Filosofia nas Universidades de Moscou e A. L. Shanyavskii, respectivamente.

1. Principais conceitos de aprendizagem

1.1. Linguagem e pensamento

A partir de estudo realizado com primatas Vigotsky percebeu que estes conseguem atingir um nível em que podem resolver problemas no seu entorno mediante o uso de instrumentos. Nesse caso existindo uma inteligência prática em ação. A essa etapa o teórico denominou de “Linguagem pré-intelectual”, ao passo que percebeu que os primatas também utilizam algumas expressões faciais, gritos e urros como forma de comunicação, a isto o teórico denominou “Pensamento pré-verbal”.

Analisando as crianças, Vigotsky constatou que elas passam por similar processo, por volta de dois anos de idade essas duas vertentes se unem originando a linguagem intelectual e o pensamento verbal. Nesse momento o vocabulário da criança é enriquecido, ela passa a questionar o que lhe intriga, e sua linguagem e pensamento passa a ser internalizados.

Tal internalização ocorre em três momentos: Fala Social ou Exterior- quando a comunicação engloba elementos do entorno da criança, e tem como finalidade apenas a comunicação com os adultos- Fala Egocêntrica- Quando a criança não tem como prioridade ser ouvido pelo adulto, porém por não saber expressar sua fala apenas para si, expressa com altissonância. Fala Interior- Quando é atingida a potencialidade da reflexão.

1.2 Vygotsky e a análise da palavra

Vigotsky declara que a PALAVRA possui um SIGNIFICADO e um CONCEITO. SIGNIFICADO: consiste em um fenômeno da linguagem CONCEITO: Estabelece relações entre os objetos e suas ações, constituindo o fenômeno do pensamento. Dessa maneira, por exemplo, o lápis seria o SIGNIFICADO e aquilo que o lápis é capaz de fazer, ou seja, riscar é o conceito.

ZONAS DE DESENVOLVIMENTO

Considerando o desenvolvimento da criança como algo ligado a socialização do infante, Vigotsky identificou três níveis desse desenvolvimento:

O NÍVEL REAL- caracteriza o desenvolvimento de forma retrospectiva, ou seja, refere-se a etapas já alcançadas, já conquistas pela criança.

ZONA DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL- é a capacidade de desempenhar tarefas com ajuda de adultos ou de companheiros mais capazes.

ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL- é a distância entre o nível de desenvolvimento real e potencial. Em outras palavras, refere-se ao caminho que o indivíduo vai percorrer para amadurecer e consolidar funções, estabelecendo-as, assim, no seu nível de desenvolvimento real.

1.3 Mediação semiótica

Mediação semiótica significa a intervenção de signos na relação do homem com o psiquismo de outros homens.

As crianças, de acordo com Vygotsky, quando nascem, interagem com o ambiente externo de uma maneira típica e peculiar. A forma mais elementar de relação do homem com esse ambiente pressupõe uma relação direta de (estímulo-resposta), como por exemplo, a sucção do seio materno ou a retirada repentina da mão de uma superfície quente. Estes reflexos automáticos são considerados atividades de sinalização, entretanto, as formas superiores de relação do homem com o ambiente através do pensamento, da linguagem, das relações lógicas implicam na intervenção de um terceiro elemento, ou seja, dos signos. A significação pressupõe a criação e o uso de signos através dos quais se constroem novas conexões cerebrais. Assim, a partir dos processos mentais elementares que constituem uma base, opera-se o desenvolvimento mental superior através da mediação semiótica.

O processo de educação ocorre, de acordo com esses autores, através da mediação semiótica que, por sua vez, atua na construção de processos mentais superiores. Esta construção é prolongada e complexa em decorrência de uma série de transformações qualitativas em que um estágio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com