TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Grandes teóricos da psicologia e seu contributo para a educação, como Freud, Jean Piaget, Henri Wallon, LS Vygotsky

Pesquisas Acadêmicas: Grandes teóricos da psicologia e seu contributo para a educação, como Freud, Jean Piaget, Henri Wallon, LS Vygotsky. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.302 Palavras (10 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PRISCILA MARQUEVISKI PORTELLA – RA 351463

SUZANA MACHADO DA SILVA DE FREITAS – RA 349294

VANDERLEIATATIANI REICHERT – RA 357777

TUTOR PRESENCIAL: RUTE KELLER FERREIRA

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

TAQUARA, 14 DE SETEMBRO DE 2012.

INTRODUÇÃO

Neste Trabalho nós iremos estudar e conhecer um pouco mais dos grandes teóricos da psicologia e suas contribuições para a educação como Freud, Jean Piaget, Henri Wallon, Lev Vigotski.

Que sempre buscaram compreender o funcionamento psicológico de sua gênese e evolução. Eles tratam das relações entre fatores biológicos e sociais no desenvolvimento psicológico entre aspectos cognitivos e afetivos da psicologia humana.

Sigmund Freud Pai da Psicanálise

“Freud não escreveu muito sobre a influência da psicanálise na educação e até chegou a afirmar que educar é uma tarefa impossível devido à subjetividade inconsciente de cada pessoa.”

Freud fundador da psicanálise nasceu na Moravia, em seis de maio de 1856, e morreu em Londres, em 23 de setembro de 1939. Por quase 80 anos, ele morou em Viena, Ele morreu ás três horas da manhã, e só foi embora quando os nazistas invadiram a Austrália. Em sua juventude decidiu que iria ser cientista. então ingressou na escola de medicina da Universidade de Viena em 1873,se formando oito anos mais tarde.

Seu interesse pela neurologia fez com que se especializasse no tratamento de transtornos nervosos. Freud considerava que os conflitos sexuais eram a causa da histeria.

Ao falar sobre Freud não podemos começar sem antes lembrar, que ele introduziu o conceito de formação de subjetividade, ele trabalhava com a ideia de único, o que uma pessoa tem de singular entre as outras, para isso ele criou a segunda tópica com os conceitos de Ego (Eu), Id (isso) e Superego (super-eu). As manifestações psíquicas, entre desejos e negações tem um importante lugar na vida de uma pessoa, e não é possível pensar no desenvolvimento de um adulto sem pensar em todo o seu histórico anterior.

Ao se formar em medicina, se especializou em doenças mentais, onde atuou como neurologista estando em um campo onde a clientela sofria as chamadas doenças nervosas psicoses, neuroses, esquizofrenia, e histerias. Nessa época os tratamentos estavam centrados em eletroterapia, massagens, hidroterapia ou até mesmo a hipnose.

A teoria psicanalítica é formada por um corpo de hipóteses a respeito do desenvolvimento psíquico e dos processos mentais, conscientes e inconscientes. Freud comparava a mente como uma montanha de gelo, um iceberg. Na superfície a consciência. Na parte oculta os impulsos sentimentos reprimidos.

Em decorrer de seu trabalho analítico três sistemas foram denominados: inconsciente, cociente e pré-consciente.

O consciente é sede dos processos de pensamento

O inconsciente fica mais próximo das fontes puncionais.

Para Freud a psique tem três componentes:

• Id

• Ego

• Superego

Id: é o sistema original da personalidade: ele é a matriz que originaram o ego e o superego. Freud chamou o Id de a verdadeira realidade psíquica.

O Ego: diz que o ego obedece ao princípio da realidade e opera por meio do processo secundário.

O superego: O superego é a força moral da personalidade, ele representa o ideal mais do que o real e busca a perfeição mais do que o prazer.

A vida sexual geralmente está presente em tais traumas, devido à impossibilidade de se descarregar ideias de conteúdo sexual pelo diálogo constante, uma vez que há uma repressão social muito grande a respeito de certos assuntos.

Freud achava que alguns distúrbios da sexualidade resultavam dessa atuação rígida da moral, Freud não pregava a ideia de uma barbárie da moral, mas ele problematizava a questão do excesso de moralidade e os seus efeitos.

A vida psíquica dá sentido e coloração afetivo-sexual a todos os objetos e a todas as pessoas que nos rodeiam e entre os quais vivemos. Por isso, sem que saibamos por que desejamos e amamos certas coisas e pessoas, odiamos e tememos outras.

Jean Piaget teórico cognitivo

“O principal objetivo da Educação é Criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.”

Um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia, Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchâtel (Suíça) em 9/08/1896 e morreu em 17/9/1980. Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem.

Foi morar na cidade de Zurique em 1918, onde trabalhou num laboratório de psicologia e estagiou numa clínica de psiquiatria. Estudo psicopatologia na Universidade de Sorbonne na França.

Piaget fez pesquisas sobre as características do pensamento infantil com crianças francesas e também com deficientes mentais. No ano de 1921 escreveu suas primeiras teorias pedagógicas. Foi diretor do Instituto Jean-Jacques Rousseau na Suíça e lecionou psicologia infantil na Universidade de Genebra

As ideias de Piaget estão presentes em diversos colégios do mundo todo. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educando no caminho da aprendizagem autônoma.

Para Piaget não existe estrutura sem gênese, nem gênese sem estrutura (Piaget): Sua teoria nos mostra que o indivíduo só recebe um determinado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com