TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O contributo da fenomenologia para pesquisa em psicologia

Resenha: O contributo da fenomenologia para pesquisa em psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Resenha  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha

Contribuições da fenomenologia para a pesquisa na psicologia

A busca dos estudiosos e cientistas por um resultado verdadeiro , em suas pesquisas e estudos , sempre foi uma constante preocupação.

Dos vários recursos usados , o método experimental se tornou o principal,por trazer respostas significativas e importantes do mundo em geral.

Esse recurso muito usado nas ciências da natureza, passou a ser empregado também na Psicologia.

Porém o psiquismo humano é bem mais complexo de ser estudado do que uma planta,objetos e até mesmo outros animais , o que pode levar pesquisadores a erros de grande relevância.

Visto que só observar o ser humano não revelará integralmente suas reais emoções e pensamentos ,Uma mesma situação terá significados completamente diferentes,para indivíduos diferentes.

Para um diagnóstico fiel, precisamos juntar a observação e as informações que somente o próprio individuo pode nos dar.

O método fenomenológico vem sendo um recurso mais apropriado para a investigação da vivencia, nos casos de aprendizagem , medo, contentamento, contrariedade ,ou seja, na avaliação das respostas que cada individuo dá ao meio que interage.

O uso da Fenomenologia na Psicologia consiste em :

“ numa profunda reflexão, que nos revele os preconceitos em nós estabelecidos e nos leve a transformar este condicionamento sofrido em condicionamento consciente sem jamais negar a sua existência.”(Merleau Ponty ,1973,p.22)

E assim o pesquisador deve agir consigo mesmo e com as outras pessoas.

Fazendo uso do envolvimento existencial, quando o pesquisador olha para si mesmo, e do distanciamento reflexivo, quando observamos a vivencia e os significados que tem para o outro.

O envolvimento existencial defini-se no processo do pesquisador se desprender momentaneamente dos conhecimentos e pré-avaliações dele, e penetrar espontaneamente na vivencia do individuo, permitindo espaço as sensações,percepções e sentimentos para que alcance uma compreensão reflexiva.

Em seguida usar o distanciamento reflexivo ao colocar-se em certa distancia da vivencia , para que possa refletir sobre o significado daquela vivencia.

É importante citar que o envolvimento existencial e o distanciamento reflexivo ,estarão sempre interligados, tendo uma alternância entre eles e não uma separação de fato.

Quando estudamos a vivencia de um individuo, devemos nos apropriar dessa vivencia para compreender como esse individuo vivencia a situação ao modo dele de existir,e em seguida usar o distanciamento reflexivo buscando a reflexão e analise para chegar a um significado que terá sido captado durante o envolvimento existencial.

Isso não significa que o estudo esteja finalizado, visto que poderemos retomar em outro momento esse exercício a fim de novos esclarecimentos.

Um exemplo de investigação fenomenológica da vivencia , é citado no livro usando o tema da contrariedade e bem estar humanos,o autor explica que abordou esse tema por perceber que os dois tipos de experiência , quando vivenciados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com