TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O contributo da psicologia para a educação

Artigo: O contributo da psicologia para a educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Artigo  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Contribuição da Psicologia para a educação

No processo educacional encontramos diversas dificuldades de aprendizagem, onde não se consegue ter uma melhor relação aluno/ professor o que acaba sendo uma barreira no aprendizado. Porém, com a psicologia podemos aproximar e compreender este relacionamento. A psicologia visa compreender as emoções, a forma de pensar e o comportamento do ser humano, buscando também o conhecimento e desenvolvimento humano individual ou em grupo. Com isso, pode-se observar que tem um papel fundamental para avaliar a criança no aprendizado. A contribuição da psicologia na educação, esta voltada ao comportamento do aluno nos mais variados ambientes de aprendizagem, e na forma do entendimento da criança ao que está sendo passado, também atuará nas dificuldades em que o individuo tem para absorver o novo conhecimento.

Muitas teorias foram escritas com relação à psicologia na educação, mas Henry Wallon (1879-1962) que teve a sua formação em filosofia, medicina, psiquiatria, todos voltados ao interesse em psicologia. Através dos problemas psicológicos das crianças e adolescentes de sua época, buscou compreender as fases do homem, relacionando-as ao cotidiano e os processos cognitivos, assim possibilitando o professor entender o aluno na escola e fora dela, não apenas em sala de aula, mas observando- o que leva a ter dificuldades na aprendizagem. Esta teoria foi conhecida como teoria dos estágios.

A psicologia é o estudo da mente humana, que observa a motivação o comportamento humano, ou seja, suas sensações, emoções, percepções, seus processos de aprendizagem e inteligência.

O conhecimento psicológico desempenhou um papel relevante na elaboração de propostas pedagógicas e na configuração da teoria construtivista. Recordamos por exemplo, Herbart , um dos pensadores mais influentes no pensamento pedagógico do século XIX, já afirmava que a filosofia moral deve procurar os meios apropriados para isso. Com os primeiros balbucios da psicologia cientifica , nos últimos anos dos séculos XIX, estas expectativas se incrementam de forma considerável. Acredita-se firmemente que o desenvolvimento dessa nova ciência proporcionará à teoria da educação um impulso definitivo para abordar e solucionar os problemas mais inquietantes.

A Psicologia no âmbito da escolar deve também contribuir para otimizar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente.É neste contexto e neste lugar que a Psicologia poderá contribuir para uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional. Pois, uma vez as contribuições da psicologia inserindo na equipe educacional prepara os conteúdos a serem ensinados visando estabelecer outros e novos patamares para a compreensão dos fatos que ocorrem no dia a dia da escola, propiciando uma reflexão conjunta que possibilite o levantamento de estratégias que venham a sanar as dificuldades enfrentadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com