TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O estado de natureza para Freud

Por:   •  14/9/2016  •  Resenha  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 2

O estado de natureza se mostrou completamente perigoso para o homem. Sem regras ou convenções sociais, é possível fazer o que bem se entende. O problema é que da mesma forma que o indivíduo tem sua liberdade, o outro também a tem, logo, a segurança é inexistente. Nesse cenário, a civilização surge regular a liberdade afim de trazer a sensação de proteção.

A questão é: Quem ou o que irá amparar o homem do poder superior da natureza e suas tempestades, doenças e morte? A tudo isso é atribuido o nome de Destino. A civilização protege o homem de muitas maneiras, mas não desse Destino, que murcha a sua auto estima.

Na infância, a figura é representada pelo pai. Na vida adulta, por Deus. A figura de Deus foi desenvolvida para representar na vida adulta a proteção de alguém mais forte que o homem, contra “as conseqüências de sua debilidade humana”.

A humanização da natureza foi a resposta encontrada, atribuindo seus acontecimentos á vontade dos deuses. Segundo Freud, “é a defesa contra o desamparo infantil que empresta suas feições características à reação do adulto ao desamparo que ele tem de reconhecer - reação que é, exatamente, a formação da religião." Ainda sobre isso ele também diz "Assim, a religião seria a neurose obsessiva das crianças, ela surgiu do complexo de Édipo, do relacionamento com o pai."

Com o objetivo de atender uma demanda de amparo, a religião nas comunidades pré históricas, sem saber, buscam na psicologia a resposta para os eventos da natureza. A ideia de existência de um Deus serviu de apoio para manter a civilização operando de acordo com seu objetivo de domesticar os instintos do homem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (46.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com