TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O foco da psicologia social é estudar o comportamento de indivíduos

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  1.781 Visualizações

Página 1 de 5

Socialização

   O foco da psicologia social é estudar o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente.

  Diante de todos os momentos da nossa vida na nossa formação filogenética e ontogenética somos influenciados pelos meios sociais, não podendo o ser humano ser concebido como um ser isolado. Estudar o processo de socialização e os agentes socializadora,  a cultura e o conceito de identidade social é de fundamental importância para compreender os problemas sociais que ocorrem atualmente na sociedade.

O individuo como ser social

   Cada individuo ao nascer segundo Strey (2002, p. 59), encontra-se num sistema social criado através de gerações já existentes e que é assimilado por meio de inter- relações sociais . O ser humano é considerado um ser de relações sociais, que incorpora normas, valores vigentes na família, em seus pares, na sociedade. Desta forma, a formação da personalidade do ser humano é decorrente, segundo Savoia (1989,p. 54 ), de um processo de socialização, no qual interveem fatores inatos e adquiridos.  Sendo a personalidade um somatório, resultantes da ação dos fatores hereditários, genéticos ( constituição física, morfológicas e fisio-químicas e dos ambientes e interação entre as pessoas e o mundo , que envolve os hábitos valores capacidades aspirações ) ou seja diz respeitos a totalidade daquilo que somos ( PISANI, 1996 p. 14 ). Sendo a personalidade reconhecida diante do papel que nos representamos, por meio das nossas ações.  Nossas condutas são um produto da socialização.

   Como principais   agentes temos três que são eles: a família, a escola ( agentes básicos) e os meios de comunicações em massa. No primeiro, o contato do ser humano ao nascer estará a  família, mães   por meio do contato físico estimulando a afetividade  e paralelamente com o pai e os irmãos que transmitem atitudes, crenças e valores que influenciam no desenvolvimento psicossocial, e num segundo momento a escola, geralmente  nesta fase, o individuo já traz com ele referencias de comportamento e de orienta ,ação pessoal básica , devido ao contato individual com a família. Já os meios de comunicação em  massa são considerados como agentes socializadores, diante das inovações tecnológicas na atualidade histórica, eles nem sempre tem consciência do seu papel no processo de socialização na formação da personalidades do individuo. Na família e na escola existe uma relação didática e com a Tv a relação é diferente, visto que a comunicação é direta e impessoal ( SAVOIA, 1989).

   O processo de socialização acontece em três etapas: são elas, socialização primaria que os agentes socializadores como a família que vai influenciar significativamente na formação da nossa personalidade social; A secundaria que acontece na vida adulta , que geralmente nesta fase já se encontra com a  personalidade formada vai caracterizar certa atitude ou comportamento é nesse momento ao qual passamos algumas crises e também é neste momento, que nos entramos em outros grupos como por ex: o grupo de trabalhos e por ultimo vem. A socialização terciaria que acontece na velhice que é uma das etapas do desenvolvimento  onde o individuo pode vir ater crises pessoais, haja visto que muitas vezes o mundo do idoso pode ser visto como  restrito e monótono, então deixa se de pertencer a alguns grupos sociais.

Papeis sociais

   Ao nascermos já somos postos no mundo com uma definição de sexo posta e assim o gênero do qual devemos pertencer compatível com o sexo de nascimento, assim pode se dizer que esses papeis dos quais temos desempenhado, do ser visto como valores que a família e a sociedade nos fornece ao longo da nossa  existência, vários papeis a desempenhar.  Papeis seria a nossa experiência adquiridas ao longo da  nossa vida nesse tempo longo como os aspectos que a cultura nos fornece e essas experiências das quais vivenciamos muitas vezes são forjadas pelas regras , regras essas que podem ser mais ou menos rígidas  e são essas normas que caracterizam  essencialmente o nosso papel social , Os papeis designam  as nossas experiências que são comportamental na sociedade,  já o status e o que a sociedade te confere que seria exatamente esse papel o prestigio diante dessa sociedade seria o status do qual acreditamos ter, dentro dessa sociedade então, o papel os status que desempenhamos nessa sociedade que acreditamos ter explicam nossa individualidade , nessa identidade social e a consciência de si mesmo, que adquirimos a partir das nossas relações sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com