TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O método Catártico

Pesquisas Acadêmicas: O método Catártico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  2.226 Visualizações

Página 1 de 5

A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos. Freud

MÉTODO CATÁRTICO

Catarse: é o método (psicanalítico) que visa a eliminar perturbações psíquicas, excitações nervosas, tensões, angústia, através da provocação de uma explosão emocional ou de outras formas, e baseando-se na rememorização da cena e de fatos passados que estejam ligados àquelas perturbações.

De acordo com Aristóteles, a palavra catarsis significa "limpeza da alma". Catarse, para ele é a palavra que, na Arte Poética, suscita terror, medo e piedade, tendo por efeito a purificação dessas emoções.

Utilizando a hipnose, J. Breuer fazia reviver na mente do paciente, ou melhor, em sua memória, algumas cenas que estavam esquecidas, provocando o que se denominou "ab-reação", ou seja, uma descarga afetiva com lágrimas. Foi Breuer que primeiro utilizou o método catártico para curar enfermidades psíquicas. Aliás, a Catarse está ligada intimamente ao início da Psicanálise de Freud. Os primeiros trabalhos d e Freud se acham relacionados aos trabalhos dos psiquiatras J. M. Charcot e H. Berheim, bem como também do austríaco J. Breuer.

No início Freud (neurologista) achava que as neuroses pudessem ter uma origem física, mas quando tomou conhecimento dos efeitos da hipnose praticada por Charcot, na França, teve a ideia de que a histeria poderia apresentar origem psíquica. Tempos depois, Freud verificou a possibilidade de haver conteúdos inconscientes que influenciam a conduta humana. Esses dois fatores - a natureza psíquica da histeria e a possibilidade de influências inconscientes sobre o comportamento humano - surgiram do estudo da hipnose e constituíram aspectos básicos na formulação (posterior) de toda a doutrina freudiana.

O método de tratamento iniciado por Breuer, que se chama Catarse, se resume nos seguintes pontos:

• Houve na vida da pessoa um acontecimento envolto em muita emoção. Essa emoção não pode manifestar-se em ações verbalmente, no tempo certo, fazendo surgir um trauma psíquico;

• Do trauma surge o mal psíquico, alimentado pelos restos daquela emoção reprimida, e que permanecem no inconsciente; o indivíduo se torna histérico;

• Entretanto, o indivíduo não tem conhecimento consciente do trauma, isto é, não se lembra dos fatos ou daquele acontecimento específico que provocou o mal;

• Enfim, para livrar o paciente, será necessário submetê-lo à hipnose;

No estado hipnótico, o psiquiatra provoca a lembrança dos pontos importantes ligados diretamente às causas da histeria e também provoca fortes emoções vindas daquela lembrança. Essa memorização e essa descarga emotiva livraria a pessoa do problema. A denominação catártico diz respeito à uma purificação que traz cura. Quando Breuer constatava que a lembrança de fatos específicos ligados ao mal não provocava as fortes emoções da Catarse, não se procedia à cura.

A confissão de erros, que os católicos fazem ao padre, é em última análise uma aplicação prática do método catártico, se considerada no campo da Psicologia. Confessando-se, o indivíduo passa a ter um alívio do sentimento de culpa.

Ao contrário de Charcot, Breuer começou a usar a hipnose com a finalidade de ajudar a sua paciente Anna a trazer à luz pensamentos e representações.

Importante ressaltar que Freud, até o momento, entendia que as representações que não estavam presentes na consciência estavam em um “estado inconsciente”, ou seja, o inconsciente, até o momento, não é visto como um sistema, como será na primeira tópica, e sim como um estado particular de o sujeito de não ter acesso, na consciência, a certas representações traumáticas.

Breuer relata a Freud esse caso. Anna O. (FREUD, [1893 – 1895] 1976, p. 47), que tinha graves sintomas histéricos, entrava em particular estado de auto-hipnose. Durante esses estados, ela pronunciava frases soltas, aparentemente sem nexo. Breuer investigava essas frases solicitando à paciente que falasse tudo que se apresentava em seu pensamento. Assim, ela trazia, durante sua fala, lembranças de acontecimentos passados e, durante essas verbalizações, conseguia reviver com intensidade as emoções adjacentes aos acontecimentos. Ao falar, a paciente recuperava as recordações das circunstâncias em que o sintoma havia se produzido. Assim, toda vez que essa recordação era trazida para a consciência normal, o sintoma ao qual a recordação estava ligada diminuía muito a sua intensidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com