TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação De Acidente De Trabalho (CAT)

Artigos Científicos: Comunicação De Acidente De Trabalho (CAT). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  2.888 Visualizações

Página 1 de 2

Com base no caso exposto abaixo, avalie a situação conforme se pede.

Um Operador de máquinas prensou o dedo indicador direito causando uma lesão com afastamento de 25 dias. O seu auxiliar teve um pequeno corte na mão esquerda, caracterizado também como acidente do trabalho sem a necessidade de afastamento das atividades de trabalho.

Na condição de futuro Técnico em Segurança do Trabalho, em relação às situações presentadas, é necessária a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Justifique.

O setor de Recursos Humanos, 30 dias após o retorno ao trabalho do Operador de Máquinas, consultou o SESMT sobre o seu histórico acidentário e de doenças ocupacionais, visando o seu desligamento da empresa por motivos de comportamentos inadequados. O que você responderia ao RH frente a esta situação? Justifique.

Envie ao seu tutor através do ambiente virtual de aprendizagem.

R: Sim. Todo acidente de trabalho com ou sem afastamento deve ser comunicado através da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) no prazo máximo de 24 horas após ocorrido aos órgãos: 1ª via – ao INSS;2ª via – à empresa;3ª via – ao segurado ou dependente;4ª via – ao sindicato de classe do trabalhador;5ª via – ao Sistema Único de Saúde – SUS;6ª via – à Delegacia Regional do Trabalho – DRT.

R: O funcionário em questão não pode ser demitido sem justa causa, tendo em vista que este funcionário sofreu um acidente de trabalho com afastamento superior a 15 dias, no seu total de 30 dias, caracterizando estabilidade de emprego a partir do retorno do afastamento até 12 meses após. Porém a estabilidade de emprego não é plena, podendo o empregado responder as sanções administrativas por não estar cumprindo as normas da empresa, e conseqüentemente se for reincidente ou até mesmo cometer alguma infração grave poderá ser demitido por justa causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com