TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da liderança na motivação no ambiente militar

Por:   •  27/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.563 Palavras (7 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 7

Índice

Introdução        4

Objectivo geral        4

Objetivos específicos        4

Metodologia        4

O papel da liderança na motivação no ambiente militar        5

Conceitos        5

Estilos de liderança        6

Características de um Líder        8

Conclusão        9

Referencias Bibliográficas        10

Introdução

O presente trabalho aborda sobre o papel da liderança na motivação no ambiente militar. Entretanto o foco deste, é o papel do líder no que diz respeito a sua liderança para desenvolver motivação em seus liderados.

Objectivo geral

  • Contribuir com o entendimento da importância da liderança na motivação no ambiente militar.

Objetivos específicos

  • Analisar como é tratada a questão da liderança no ambiente militar;
  • Analisar as principais características e atributos fundamentais para ser um líder no ambiente militar;
  • Identificar qual o estilo de liderança mais utilizado pelos militares das organizações.

Metodologia

Para a elaboração do presente trabalho de pesquisa, recorreu-se a pesquisas na internet e a consulta de algumas obras citadas nas referências bibliográficas.

O papel da liderança na motivação no ambiente militar

Conceitos

Líder é uma pessoa que é capaz de monitorar e liderar um determinado grupo de pessoas assim podendo alcançar os propósitos da organização. É de grande importância em uma organização o papel do líder, é nessa pessoa que os liderados irão se influenciar (Bergamini 1994). 

Para Hunter (2006, p. 18), liderança é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objectivos comuns inspirando confiança por meio da força do carácter”.

Outro ponto importante na produtividade de uma organização é a motivação, esta é conceituada como a forma de comportamento humano no qual pode ser estimulado por razões e necessidades que são sentidas no consciente e inconscientemente (Chiavenato, 1994).

De acordo com os conceitos apresentados, podemos dizer que a liderança é um aspecto da administração, que pode ser capaz de ligar as necessidades dos militares com as necessidades das Forças Armadas.

Desta forma, foram definidos por vários autores os estilos de liderança, entre outros podemos citar o estilo autocrático, democrático e liberal. Falam também que geralmente os estilos de liderança se misturam, dependendo de factores como a maturidade da equipe, o grau de relacionamento do grupo, as crenças e valores pessoais, entre outros, que podem influenciar na conduta do líder.

Actualmente, fala-se em modelo de liderança, em líderes de líderes, líder servidor, líder que inspira, em equilíbrio entre os enfoques para resultados e desenvolvimento do homem. A liderança, dentro de uma visão actual das necessidades dos colaboradores, está sendo procurada pelo fato da estrutura antiga se apresentar cada vez mais ineficaz e ineficiente, pois hoje apenas controlar empregados custa caro e não obtém a produtividade, inovações e realizações esperada da organização.

Desta forma, liderar é um factor extremamente importante actualmente, pois não basta mais mandar e controlar, deve-se inspirar, dar o exemplo, deve-se motivar e inspirar os militares afim de extrair o melhor dele para as Forças Armadas e também ajuda-lo no seu crescimento pessoal.

Estilos de liderança

A liderança esperada como a ideal é um pouco difícil de ser mensurada, isso por que um estilo tomado por um líder pode ser eficaz em uma determinada situação e, num outro momento, o próprio estilo poderá ser completamente impróprio.

Dessa forma o líder deve estar atento, que às vezes seu estilo deve ser adaptado de acordo com o lugar, pessoas, tarefas entre outros factores os quais ele está trabalhando no momento. Devem saber que não se lidera tudo da mesma forma do mesmo estilo.

Segundo Chiavenato (1994), a doutrina mais apreciada que elucida a liderança através de estilos de comportamentos, sem preocupar-se com atributos pessoais do líder refere-se aos estilos de liderança “autocrática” e a “democrática”. A divisão dos estilos de liderança em autocrática e democrática é antiga e simples. Porém, podemos entender que a maioria dos outros estilos e classificações possuem elas como base.

Poderemos observar ao longo do estudo que dificilmente um líder possui apenas um estilo, muito provavelmente vai ser sempre autocrático ou sempre democrático ou vice e versa. Esta mistura de estilos na própria pessoa pode ser muito benéfica, na busca de um líder ideal. Conforme a actualização da autoridade define o seu estilo de liderança. Dessa forma podemos visualizar na tabela abaixo:

[pic 1]

O líder com estilo autocrático é visto como um apenas um chefe, básico e formal.

Seria o condutor que decide o que e como deve ser feito as actividades. Geralmente podemos presumir pelo fato de que é ele quem decide tudo, este acredita estar sempre correto e que não pode confiar em sua equipe às decisões de como devem ocorrer as actividades. É claro que a aplicação principal deste estilo de liderança está dirigida para as tarefas e não para as relações humanas de sua equipe ou grupo. Seu poder é geralmente baseado na posição (cargo) que ocupa na organização.

Para Maximiano (2007, p. 286) expõe que “quanto mais concentrado o poder de decisão no líder, mais autocrático é seu comportamento ou estilo”. Observamos dessa forma que o estilo autocrático é que aquele que traz para si as decisões, sem apoio, ou consulta ao grupo. Esse estilo de liderança pode vir a desmotivar os militares pois eles se sentirão inúteis diante o seu líder pois ele não abre espaço de ninguém dar sua opinião sobre qualquer acção ou situação, eles estão apenas para cumprir ordens.

Já, o líder democrático procura dividir suas decisões e actividades com os militares do grupo. Este estilo possui uma visão voltada para as pessoas. Pois acredita que todos devam se envolver, participar do planeamento e execução das tarefas por que os adeptos a esse estilo de liderança acreditam que todos possuem qualidades que possam vir a ajudar na execução do trabalho, podemos entender que o líder democrático não espera ser o dono da verdade, o sabe tudo e sim que todos possuem meios de actuar com autonomia e responsabilidade dentro dos seus limites.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (300.9 Kb)   docx (63.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com