TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O problema das drogas na família

Tese: O problema das drogas na família. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  Tese  •  6.613 Palavras (27 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 27

1 INTRODUÇÃO

A presente pesquisa discute a temática sobre drogas no âmbito familiar. Desde o século XX e na atualidade, o trabalho de prevenção de drogas vem passando por processo de evolução de um modelo cujas ações e diretrizes, anteriormente centradas no tratamento e na internação, para o enfoque na educação e saúde, com valorização da vida e participação da família.

O conceito de droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, uma vez introduzida no organismo, modifica suas funções.As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais - a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC ou tetrahidrocanabinol (da Cannabis).

Diante da importância dessa pesquisa pode-se perceber a relação da família no tratamento do usuário de drogas, pois é necessário com¬preender não apenas o dependente, mas também o meio no qual este está inserido, de forma que haja um melhor resultado psico¬terapêutico. A família adoece juntamente com o dependente, e, na maioria das vezes, não sabe como agir com o usuário, o que acaba repercutindo no tratamento do mesmo, que, por sua vez, vê muita importância no apoio da família no seu processo de recuperação.

Assim, levanta a seguinte questão problema: Até em que ponto há interferência das drogas no âmbito familiar e social? Para chegar a uma respostas, estudaremos esta temática que veêm sendo analisada desde o século XX, onde o uso abusivo de drogas aumento significativamente, passando a ser encarado como um dos problemas sério nesta área.

Os estudos mostram que a cadeia é um instrumento de baixa eficácia na recuperação do delinquüente, mas quase perfeito para destruir o futuro de um jovem. Quem vai parar em uma, mesmo que por uma bobagem como vender um pouco de maconha para os amigos, corre o sério risco de ficar para sempre frequüentando intermitentemente esse tipo de ambiente.

O objetivo dessa pesquisa foiémostrar os envolvidos a respeito dos males provocados pelo uso das drogas ,.Damos ênfase nesse estudo especificando àas formas de prevenção e tratamento aos usuários no uso de drogas e mostramos as inúmeras r implicações que elas acarretam das drogas no cotidiano das pessoas.

A dependência de drogas é um dos temas de grande preocupação nacional e internacional, devido não só aos danos causados a saúde individual e coletiva, mas também pelo impacto em toda a sociedade, exigindo para sua prevenção e enfrentamento a adoção de políticas e ações articuladas que visem minimizar as consequüências deste tão relevante problema social, bem como conscientizar a população sobre o tema em questão.

Um dos grandes problemas das drogas é a sensação que elas causam no organismo dos usuários tornando-os dependentes. A droga dá prazer. Para (Herculano 2003, p.g.04)“é devido a esse fato que aqueles que usam uma vez, sempre voltam a usar”, porém esses não conhecem no primeiro contato os estragos que as mesmas causam com seu uso contínuo, prejudicando o seu estado físico, psíquico e social.

No Brasil foram criados, nos últimos anos, serviços voltados para prevenção de dependência e combate ao tráfico de drogas ilícitas, a exemplo da aprovação da Lei número 11.343/2006 que entre outras ações institui o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas, que tem por finalidade articular, integrar, organizar e coordenar as atividades de prevenção, tratamento e reinserção social de usuários e dependentes de drogas, bem como as de repressão ao tráfico das mesmas SENAD .

Todavia, observar-se-á neste estudo que mesmo diante do amparo legal existente, ainda são muitas as dificuldades para a prevenção e o combate do uso de drogas em nossa sociedade, destacando-se o fato contraditório existentes entre o comércio das drogas lícitas e ilícitas.

Em sintonia com o modelo internacional de combate às drogas, capitaneado pelos Estados Unidos, o Brasil desenvolve ações de combate e punição para reprimir o tráfico.

Essa tendência, porém, vem desde os tempos de colônia. As Ordenações Filipinas, de 1603, já previam penas de confisco de bens e degredo para a África para os que portassem, usassem ou vendessem substâncias tóxicas. O país continuou nessa linha com a adesão à Conferência Internacional do Ópio.

A visão de que as drogas seriam tanto um problema de saúde quanto de segurança pública, desenvolvida pelos tratados internacionais da primeira metade do século passado, foi paulatinamente traduzida para a legislação nacional.

2REFERENCIAL TEÓRICO

Droga é um nome genérico dado a todo o tipo de substância natural ou não, que ao ser introduzido no organismo provoca mudanças físicas ou psíquicas.

Nas áreas de Medicina e Farmacologia, droga são qualquer substância que previne ou cura doenças ao causar alterações fisiológicas nos organismos. No sentido corrente, o termo “droga” refere-se em geral às substâncias ilícitas que provocam dependência, afetam o Sistema Nervoso Central e modificam as sensações e o comportamento do indivíduo. Ou ainda às substâncias lícitas, aquelas permitidas por lei, como o álcool, o tabaco e os medicamentos que possuem tarja preto na sua embalagem.

Também denominadas entorpecentes ou narcóticas, as drogas podem ser classificadas de ordem natural, semissintéticas, e as de ordem sintéticas. As naturais são produzidas a partir de plantas como aCannabis sativa que se extrai a maconha e da flor da Papoula que se obtém o ópio. As semissintéticas são produzidas a partir de drogas naturais, porém passam por processos químicos em laboratórios, como o crack, a cocaína e a heroína, e por último as de ordem sintéticas, que são as drogas totalmente produzidas em laboratórios seguindo técnicas específicas, como o ecstasy, LSD e as anfetaminas.

Os usuários dessas drogas podem ser classificados de acordo com a experiência e consumo em: experimental, ocasional, habitual ou dependente. Existem ainda os usuários de abuso e os usuários crônicos, que usam drogas de forma compulsiva. Em geral, as drogas possuem elevada capacidade de causarem dependência química ou psicológica no indivíduo, e podem levar à morte em caso de consumo excessivo (overdose).

O uso de substâncias psicoativas sempre esteve presente na sociedade não importando a raça ou a cultura do povo. Os motivos propostos para explicar esse uso já foram de cunho religioso e místico.

De acordo com Lessia(1998, p. 291) (LESSA, 1998.p 291).

As drogas eram utilizadas na antiguidade nas cerimônias e rituais, para obter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com