TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que fazer com Harry?

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO:

 O que fazer com Harry?

Itajaí

2014

1 - Em sua opinião, qual teoria explica melhor o recente comportamento de Simpson?

R: Em nossa opinião, a teoria que melhor explica o comportamento de Simpson é a teoria da equidade já que esta teoria afirma que a pessoa forma uma relação entre seus subsídios e recompensas e a compara com as percepções da relação subsídios/recompensa do outro. Uma teoria baseada no princípio de comparação social. Simpson sentiu-se desmotivado e injustiçado por não ser promovido como seu colega de trabalho Coleman, embora não tenha admitido. Pode-se ver no reflexo de seu trabalho. Segundo o gerente de produção Joe Collins, Simpson vem apresentando algumas indisciplinas no trabalho das quais nunca havia apresentado no decorrer de oito anos, como por exemplo, chegar atrasado, não entregar os relatórios de produção semanal o alto índice de refugo na sua linha de produção  e o treinamento de novos funcionários dos quais ele é responsável, sendo assumidos por um colega de trabalho. A teoria da equidade focaliza a relação dos resultados empreendidos em relação à razão percebida pelos demais, existindo assim a equidade. Porém no caso de Simpson resultou em um sentimento de desigualdade, ocorrendo a inequidade refletindo negativamente justificando assim a perda da qualidade nos serviços prestados.

2 – O que a teoria da equidade teria previsto sobre o comportamento de Simpson após a promoção de Coleman?

R: Visto que a teoria da equidade também pode ser chamada de teoria do equilíbrio que tem como base de que as recompensas deveriam ser proporcionais ao esforço e iguais para todos, Simpson estaria se comparando a Coleman quanto aos seus esforços e valores, por exemplo se Coleman foi promovido a supervisor, Simpson sentiu-se desmotivado por não ser o próximo a receber refletindo diretamente nos subsídios e resultados. Se há falta de isonomia no tratamento das pessoas, haverá implicações motivacionais para a organização como aconteceu com Coleman.

3 – Em termos da teoria da expectância, como você descreveria a valência de Simpson para uma promoção e sua instrumentalidade?

R: Com relação à valência de Simpson para uma promoção, ele colocou toda sua dedicação no trabalho durante anos e se deparou com uma situação frustrante da qual não soube lidar, sentiu-se indiferente quanto às recompensas que segundo seu gerente Collins ele receberia um distintivo após dois anos quando completaria 10 anos de empresa, ele aceitou, porém falou que o mesmo distintivo não pagaria o seu aluguel. Simpson preferia receber a promoção.

 Sua instrumentalidade com relação à situação apresentada era baixa visto que durante a conversa com Collins ficou claro para ele que não seria promovido e que sua única recompensa seria o distintivo. A aquisição desta recompensa não foi um incentivo significativo para Simpson, porém ele aceitaria apesar de não pagar o seu próprio aluguel.  

4 – A quais necessidades psicológicas Collins recorreu ao falar com Simpson?

R: Questionado por Simpson sobre seu comportamento nos últimos tempos, Collins relata estar se sentindo estranho, inclusive sua esposa vem o sentindo meio apático.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com