TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritimo Resolvido Harry Fahell

Ensaios: Algoritimo Resolvido Harry Fahell. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  9.494 Palavras (38 Páginas)  •  1.036 Visualizações

Página 1 de 38

Prefácio

Esta apostila tem por objetivo ensinar ao aluno lógica de programação. Ela é composta de vários exercícios resolvidos e comentados e apresenta de forma clara os passos necessários à solução dos problemas. Ela retrata a experiência do autor como instrutor nos cursos de lógica e linguagens de programação. Todos os exercícios são executáveis através do interpretador de algoritmos, Hall, desenvolvido pelo autor. Aliás, este é um ganho significativo com relação ao ensino tradicional, o qual usa apenas lápis e papel na solução de algoritmos. O aluno é inserido desde o início no processo de desenvolvimento de programas, o qual reflete de modo transparente a forma, profissional, como atualmente são desenvolvidos os sistemas de informação. Hall, o interpretador, embora ainda um software em desenvolvimento, atende aos requisitos da programação estruturada e já cobre todos os tópicos do curso básico de lógica de programação, a saber:

• Tipos primitivos de dados

• Estruturas de controle

• Instruções de salto

• Vetores

• Matrizes

• Registros

• Conjuntos

• Tratamento de arquivos

• Modularização de programas

Hall conta também com um rico conjunto de funções de biblioteca classificadas em:

• Funções de interface

• Funções matemáticas

• Funções para o tratamento de cadeias

• Funções para o tratamento de arquivos

O módulo para o tratamento das estruturas de dados avançadas está sendo desenvolvido e, em breve, o interpretador atenderá ao curso completo de lógica de programação atendendo aos níveis básico e avançado. As estruturas de dados avançadas abrangem os seguintes tópicos:

• Pilhas

• Filas

• Listas

• Árvores

• Grafos

Naturalmente que, por tratar-se de um software em desenvolvimento, alguns bugs ainda não foram completamente corrigidos. Particularmente, em alguns casos específicos de algoritmos, alguns bugs com as instruções de salto (interrompa, continue e retorne) ainda persistem.

O interpretador deve ser utilizado a nível educacional e o autor espera que, a apostila juntamente com o interpretador venha realmente a contribuir para a sua formação educacional e profissional.

Bom proveito !

Feci quod potui, faciant meliora potentes

(Fiz o que pude, façam melhor os que puderem)

Fernando Paim

Erros

Esta apostila é a condensação em um único volume de exercícios que foram resolvidos pelo autor, enquanto aluno do curso de Tecnologia em Processamento de Dados e também como instrutor nos cursos de Lógica de Programação. O texto e os algoritmos aqui ilustrados foram transcritos a partir de arquivos textos, sem formatação, que é a forma original do documento. Dessa forma, você poderá encontrar erros de digitação, que, no decorrer do tempo, em próximas edições, serão corrigidos. Dentro do texto que compõe o corpo do algoritmo, precisamente nos comentários, as regras de acentuação, por exemplo, não foram aplicadas, uma vez que, normalmente não são utilizadas na escrita de programas. Os arquivos originais são dessa forma, pois, é o modo como devemos criar nossos programas para serem executados pelo interpretador, isto é, um algoritmo é um texto puro sem as formatações que os processadores de textos nos permitem fazer.

Toda crítica e sugestão poderá ser enviada ao autor via e-mail em fernandopaim@enetec.com.br .

Nesta apostila, os exercícios foram consultados no livro texto adotado na Universidade, a saber:

Algoritmos Estruturados

Harry Farrer, Christiano Gonçalves Becker, Eduardo Chaves Faria, Helton Fábio de Matos, Marcos Augusto dos Santos, Miriam Lourenço Maia da Editora Guanabara, 2ª edição.

A apostila ainda não se encontra em sua forma final, devendo pois receber melhoramentos, bem como, um acréscimo de exercícios. Aliás, essa flexibilidade, é o que torna a apostila um bom veículo de comunicação. Toda a teoria dos algoritmos e formulação de conceitos poderá ser encontrada no livro texto acima referenciado, o que aliás recomendo ao leitor.

Ao final da apostila, encontra-se uma lista para referência bibliográfica.

Porque nunca temos tempo o bastante para fazer as coisas certas da primeira vez, mas sempre temos tempo suficiente para corrigí-las depois.

Algoritmos

Um algoritmo é a descrição de um conjunto de ações que visam a um objetivo definido. As ações descritas em um algoritmo não são ações aleatórias, mas antes, são ações lógicas, isto é, elas devem ser seguidas numa ordem prescrita. Por outro lado, também, a descrição dessas ações é uma descrição formal, uma vez que, se não o fosse, poder-se-ia gerar ambigüidades devido ao caráter impreciso das construções lingüísticas da linguagem natural, e então, correríamos o risco de não atingirmos o objetivo definido. Dessa forma, para descrevermos um algoritmo utilizamos de um repertório bem definido de palavras, extraídas da linguagem natural, e atribuímos determinada semântica às mesmas. O último ponto a ser considerado na conceituação de algoritmo é o fato de que o objetivo a que se propõe atingir possa ser alcançado.

Assim, a descrição do conjunto de ações de um algoritmo tem um caráter imperativo, pelo qual a ocorrência do nome de uma ação no mesmo, também é chamada de um comando ou uma instrução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.8 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com