TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Psicologia

Por:   •  13/4/2019  •  Resenha  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

DISCIPLINA: Fundamentos da Psicologia da Educação, Aprendizagem e Ensino

DOCENTE:

DISCENTE:

Resumo: O que é Psicologia

        Apesar da etimologia da palavra Psicologia significar o estudo da alma, seu real sentido vai muito além, está relacionado com o estudo do comportamento e da organização mental. O objeto da psicologia é analisado sob diferentes perspectivas com o objetivo de se vir a obter um dia uma perspectiva integradora. Estas perspectivas são a biológica, a comportamental, a cognitiva, a sócio-cultural, a psicanalítica e a fenomenológica.

        O comportamento e a mente humana sempre despertaram interesse e fascínio, especialmente dos filósofos. Aristóteles (séc. IV a.C.), foi considerado por muitos o autor do primeiro estudo de psicologia intitulado "Acerca da Alma". Então a Psicologia teve sua base na própria Filosofia, em que a natureza humana era estudada mediante a especulação, a intuição e a generalização.

        Porém, para alcançar o status de ciência precisou romper com suas raízes e utilizar métodos bem sucedidos nas ciências físicas e biológicas, pois o conhecimento científico precisa ter objetividade, rigor, controle e método. Então Wilhelm Wundt (1832-1920) propõe o Primeiro Laboratório de Psicologia Experimental no ano de 1875 na Universidade de Leipzig, Alemanha.

        Com o passar dos anos a Psicologia foi se aprimorando cada vez mais na tentativa de se solidificar como ciência. Hoje luta e alcança inúmeros espaços na sociedade e diferentes ramos e respectivas.

REFERÊNCIAS

ARAUJO, S. de F. Uma visão panorâmica da psicologia científica de Wilhelm Wundt. Scientific Electronic Library Online, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 209-220, 2009.

PINTO, A. da C. O que é que a psicologia científica tem que a psicologia popular e o senso comum não têm? Disponível em: < https://www.fpce.up.pt/docentes/acpinto/artigos/13_o_que_a_psico_tem.pdf>. Acesso em: 03 mai. 2018.

SERBENA C. A. Psicologia como disciplina científica e discurso sobre a alma: problemas epistemológicos e ideológicos. Scientific Electronic Library Online, Maringá,, v. 8, n. 1, p. 31-37, 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (116.6 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com