TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é psicologia?

Seminário: O que é psicologia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Seminário  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Psicologia:

Psicologia é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma ou atividade mental) e logía (estudo).

A Psicologia procura descrever sensações, emoções, pensamentos, percepções e outros estados motivadores do comportamento humano.

Grande parte das investigações em Psicologia são realizadas através do método de observação, sendo a observação sistemática, delimitada pelas condições do que se pretende observar, a mais utilizada.

O estudo da natureza humana é realizado desde a Antiguidade por pensadores, filósofos e teólogos, porém, esses estudos confundiam-se com a Filosofia. Sócrates, Platão e Aristóteles foram os precursores da investigação da alma humana

Psicologia Social

Psicologia social é o ramo da psicologia que obteve maior desenvolvimento na primeira metade do século XX. Tem como objeto de estudo o comportamento social dos seres humanos no contexto de grupos e aborda fenômenos como o encontro social, interdependência e interação social.

Psicologia organizacional

Relacionada com a psicologia do trabalho, a psicologia organizacional estuda os fenômenos que ocorrem no contexto de organizações e instituições. Contempla também situações do processo laboral e situações relacionadas com a gestão de recursos humanos.

Psicologia infantil

Área da psicologia evolutiva que se ocupa da investigação e estudo das manifestações psíquicas na idade infantil. Desde a obra inovadora de W. Preyer (Die Seele des Kindes, 1888), a psicologia infantil nos EUA (S. Hall), na Suíça (J. Piaget) e na Alemanha (K. Groos) se tranformou em uma ciência ramificada onde a psicanálise e a psicologia individual têm um papel importante. Para além do registro de cada um dos períodos evolutivos, são investigadas diversas funções em particular, como a evolução da fala, da memória, dos sentimentos do valor, etc.

“Normal” ou “Anormal” eis a Questão!

5 de dezembro de 2012 por: Jorge Elói

Conseguir diferenciar a normalidade da “anormalidade” é dos problemas mais comuns e frequentes das ciências médicas e humanas.

Desde muito cedo, principalmente na psicologia e na psiquiatria, um dos maiores problemas foi delimitar a fronteira entre o “normal” e o “patológico”, ou seja, “saúde mental” de “doença mental”. Os limites e fronteiras do “normal” ao contrário do que se pensa não são fixos e imoveis, mas extremamente flexíveis.

Historicamente “essa fronteira” é constituída através das crenças, valores e tradições vigentes numa determinada época e num determinado espaço. O que hoje é normal, noutra época poderia ser extremamente patológico. Um comportamento numa dada sociedade e cultura, pode ser considerado normal, enquanto noutra cultura pode ser um comportamento patológico ou desviante.

Se tentar-mos ser mais objetivos, podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com