TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Óleo de Lorenzo - Psicologia

Por:   •  7/4/2020  •  Resenha  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE CONSELHEIRO LAFAIETE

WENDELL SILVA DE MORAES

O ÓLEO DE LORENZO

SÍNTESE DO FILME “O ÓLEO DE LORENZO (1992)”

CONSELHEIRO LAFAIETE

2020

1. RESUMO DO FILME

O filme começa com Lorenzo Odone na África Central, aprendendo e brincando com seus amigos. Algum tempo depois, ele e sua família retornam aos EUA, e são chamados pela professora e orientadores da escola para alertá-los do comportamento agressivo do garoto em sala de aula, que estava piorando cada vez mais com o passar do tempo.

Augusto e Michaela Odone, pais de Lorenzo, procuraram por respostas em diversos ramos da saúde e receberam também inúmeros possíveis diagnósticos antes do resultado definitivo, adrenoleucodistrofia. A adrenoleucodistrofia causa uma degeneração do cérebro e da bainha de mielina presente nos neurônios.

Sem cura nem tratamento, a doença recém descoberta no ramo da medicina começou a progredir, fazendo com que o garoto tivesse dificuldade em andar, comer e falar.

Desiludidos pelos médicos, o casal decide então estudar e procurar por conta própria uma solução para o caso de Lorenzo, passando noites em claro. Após muito tempo conhecendo pessoas, estudando, com tentativas e erros, propondo comissões, Michaele e Augusto conseguem concluir que com o uso de dois óleos, trioleína e trierucina, seria possível inibir a produção da gordura que estaria agravando cada dia mais o quadro da criança.

O uso do óleo surtiu efeitos extremamente satisfatórios, contribuindo com a parada do desenvolvimento da doença. Infelizmente, Lorenzo não se recuperou totalmente dos danos causados pela ADL, recuperando penas alguns movimentos do corpo.

Após pesquisas mais aprofundadas sobre a doença e o tratamento criado pelos Odone, reconhecendo sua importante contribuição, os médicos concederam o diploma honorário de medicina aos pais do menino.

Desde então, o óleo de Lorenzo é prescrito às crianças portadoras de ADL, contribuindo com o retardamento dos sintomas e de seu desenvolvimento.

2. RELACIONANDO COM A PSICOLOGIA

Podemos observar primeiramente que com o avanço da doença, Lorenzo perde boa parte de seus sentidos e processos cognitivos, parando de falar, andar, comer, etc. Com a perda da bainha de mielina, os estímulos recebidos pelo ambiente externo não conseguem chegar ao cérebro, nem a resposta do cérebro consegue chegar em suas terminações nervosas.

Em segunda análise, é possível notar que o estresse, tristeza e até mesmo a felicidade com os avanços da pesquisa contribuíram diretamente com os atos praticados pelos pais, como podemos observar na discussão entre Augusto, Michaela e sua irmã, em que a mãe do garoto expulsa a mulher de sua casa; o momento de crise e o sonho durante a pesquisa na biblioteca por parte do pai; a euforia de receber notícias positivas dos exames; entre outros. Todos esses exemplos nos mostram que os processos cognitivos básicos (emoções, sono, motivação...) afetam diretamente no comportamento do indivíduo e interferem no seu redor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com