TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPERANTES VERBAIS IDENTIFICADOS NO DOCUMENTÁRIO: HISTORIAS REAIS DE UM MENTIROSO

Por:   •  12/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITARIO NEWTON PAIVA

OPERANTES VERBAIS IDENTIFICADOS NO DOCUMENTARIO:

HISTORIAS REAIS DE UM MENTIROSO.

JULIA MELO DUMBA   RA: 11513371

BELO HORIZONTE

2017

Logo no inicio do documentário, “Historias Reais de um Mentiroso”, temos um exemplo de tato quando a narradora descreve como foi o primeiro contato com Marcelo Nascimento. O tato e´ uma descrição de um evento ocorrido e permite ao ouvinte ficar ciente do acontecimento sem ter estado presente, pode ser também a descrição de um sentimento ou evento privado.

Em outro momento quando Marcelo descreve como conseguia entrar em espaços Vip nas baladas temos um exemplo de mando. O mando pode ser uma ordem, uma instrução ou um pedido, Marcelo conta que ligava para os donos das casas de shows, se identificava como empresário de uma banda conhecida e falava com o dono para reservar um lugar Vip para pessoas da equipe da banda.

Ha um exemplo de tato distorcido quando Marcelo e abordado por policiais do Gof na fronteira do Paraguai, e diz trabalhar com aviação agrícola em uma fazenda, quando na verdade ele era piloto de contrabando. O tato distorcido pode tanto ser o relato de um evento que não ocorreu quanto também a descrição exagerada, minimizada, parcial, enfim, distorcida, de propriedades do evento relatado.

Em um momento quando a mãe de Marcelo esta falando sobre a conversa que teve com o filho sobre o perigo de ele morrer em decorrência dos golpes que ele fazia, ela faz uso de um tato com função metafórica ao dizer que: “Um dia você amanhece com a boca cheia de formiga” A metáfora e´ um recurso linguístico que permite ao falante falar através de expressões, comparações e analogias. No tato metafórico o falante usa esse recurso para descrever algo sem necessariamente ter que falar aquilo de forma literal, que pode causar sofrimento, ou desconforto para o falante.

Um exemplo de operante verbal textual aparece quando a narradora lê a carta que Marcelo enviou para ela respondendo sobre a pergunta que ela fez do acidente da TAM. O textual e´ quando a pessoa precisa ler algo, e sua resposta e´ controlada pelo texto que ela lê. Não tem um estimulo verbal de um falante associado a resposta da pessoa apenas o texto. Geralmente tem fins educacionais, mas pode ocorrer em outros contextos como o do exemplo acima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (67.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com