TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS CONCEITOS DA TEORIA PSICANALITICA

Por:   •  28/4/2022  •  Seminário  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP

Curso de Psicologia

CHAIENE DE JESUS LOPES DA SILVA RA: N514AH9

DANIEL STEFANINI RA: N5249A9

SARA VALLE DE ASSIS RA: N411139

TAILISE ANTONIA DA SILVA RA: N5324F6

     CONCEITOS DA TEORIA PSICANALÍTICA  

                                                                    Trabalho apresentado em cumprimento da Atividade Prática Supervisionada        correspondente à disciplina                                                            Desdobramentos da Teoria Psicanalítica                                                         ministrada pela Profa. Dra. Daniela                    Giorgenon.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

NOVEMBRO/2021

1       INTRODUÇÃO

           

         A projeção, que segundo Melanie Klein, é uma das nossas garantias de maior importância, se baseia no ato de se constatar nas próximas ações semelhantes ou possivelmente idênticas as existentes em nós mesmos. Se baseia também em medidas de segurança que nós próprios tomamos contra sensações de sofrimento, de desamparo ou de se sentir intimidado ou atacado. Esse processo é denominado projeção, pois, através deste todos os sentimentos e sensações desagradáveis existentes em nossa mente são colocados para fora de nós, e assim admitimos que existam no outro, e não em nós mesmos. Renegamos que esses sentimentos obscuros estejam na verdade em nós e o colocamos, culpamos, em outra pessoa por eles.

           Assim, se passarmos a enxergar esses sentimentos ruins em nós, entenderíamos que esse está existindo graças ao convívio com o outro, graças ao convívio com o externo, e assim devem em seguida voltar para lá. Para o outro. Nunca pertencente permanentemente em nós mesmos. Com isso, a projeção nada mais é que um mecanismo de defesa psíquico, para nos proteger daquilo que não podemos (ou não queremos) lidar.

        São três os pilares que são fundamentais da teoria de Melanie Klein - que primeiro existe um mundo interno, que é formado a partir das percepções do mundo externo, colorido com as ansiedades do mundo interno. E com isso vem os objetos, sujeitos e situações que adquirem um colorido que é especial. O seio da mãe, o primeiro objeto da relação da criança com o mundo externo, como é percebido como bom quando se amamenta, daí o nome seio bom, a esse objeto no mundo interno é percebido vamos se dizer como um seio mau, quando não alimenta na hora em que a criança deseja. Como é possível de satisfazer a todos os desejos de uma criança, variando ela possui os dois registros desse seio, um bom E o mau. E este é um conceito também, que é muito importante no estudo da formação dos símbolos e desenvolvimento intelectual.

2        DESENVOLVIMENTO

       

          Utilizamos a charge de Calvin & Haroldo para ilustrar o conceito de projeção, pois ela demonstra como a projeção pode ser vista na prática e de modo facilitado para entendimento.

 O menino Calvin diz que quem coloca rótulos nas pessoas está demonstrando seus "ingredientes". Na linguagem figurada, ele na verdade quer dizer que quem aponta grandes defeitos nas pessoas, pode estar enxergando aquilo que se tem dentro de si mesmo.

          Exemplificando assim, o conceito de projeção de Melanie Klein, abordado neste presente trabalho. Que as pessoas tendem a projetar nas outras características que possuem em si próprias. (Prevalecem as características negativas.)

        Em sua obra com a psicanalista britânica Joan Riviere, Klein cita o “tu quoque” que traduzido do latim significa: “também tu” como o exemplo mais simples de projeção na vida cotidiana, pois, se alguém nos atribuir alguma característica desagradável, nós, com muita facilidade e frequência afirmaremos que na verdade, o desagradável está nele.

        Outro exemplo de projeção no cotidiano apresentado na citada obra de Klein e Riviere, muito visto até nos dias atuais, está na posição politica. Pois, constata-se muitas críticas sobre a crueldade e agressividade de partidos em oposição, porém nunca o de seu próprio.

        Todos os exemplos citados, seja os retirados da obra estudada ou da charge de Calvin & Haroldo, nos mostra como os seres humanos tendem com muita facilidade projetar nos outros sentimentos que na verdade são seus.

          "Aquilo que não é do outro... é meu"

        Este fenômeno, ocorre realmente não apenas com sentimentos mentais de tipos negativos e desprazerosos, mas é ainda bastante identificado no que concerne à dor física. Um individuo a quem fora administrada dose insuficiente de anestésico durante uma extração dentária, abriu os olhos durante a operação e viu uma dor violenta no teto! No instante imediato a mesma dor transferiu-se para a sua boca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (153.8 Kb)   docx (90 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com