TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaborar Um Texto Reflexivo Apontando Os Principais Conceitos Da Teoria Psicanalítica

Por:   •  24/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  615 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

A PSICANÁLISE​

  1. Elaborar um texto reflexivo apontando os principais conceitos da teoria psicanalítica. (Mínimo 10 linhas)

Nossos comportamentos podem ser determinados por diferentes impulsos. Sigmund Freud buscou entender as motivações ao comportamento humano através de observações e estudos que deram origem às suas teorias. Ele é considerado o pai da psicanálise. A obra “A interpretação dos sonhos” foi considerado o marco de origem desse ramo da Psicologia. Segundo a obra, nossa mente é dividida em três partes: consciente, pré-consciente e inconsciente. O consciente está focado em estabelecer nosso foco. Pré-consciente se refere à lugares onde podemos acessar informações como exemplo as memórias. Já o inconsciente é a parte não alcançável pelo consciente estando reprimido ou recalcado devido experiências traumáticas na infância. Este conceito veio no primeiro tópico de Freud, sendo evoluídos para id, ego e super ego na obra “O ego e o id”. Nossa mente busca equilíbrio com essas três estruturas de personalidade. Id é a parte primitiva da nossas vontades. O ego se desenvolve com o amadurecimento quando se aprende a controlar os impulsos do Id. O super ego é como se fosse um juiz que controla nossas atitudes como certas ou erradas. A cultura e o meio influenciam no super ego. Freud também apresentou o conceito das pulsões que definem nossas ações, sendo elas a pulsão de vida e a de morte.

2) Utilizando os conhecimentos sobre a teoria psicanalítica analisem a frase: “O que João diz de Pedro diz mais de João do que de Pedro”.

Essa frase associada aos conhecimentos da teoria psicanalítica demonstra que muitas das vezes que uma pessoa faz uma crítica a outra, isso pode demonstrar uma frustração internalizada. Essa pessoa enxerga na outra algo que ela gostaria de ter/ser mas não pode, então ela sente-se incomodada por não ter conseguido aquilo e não sabe lidar com alguém que conseguiu então ela projeta algo indesejável dela própria na outra pessoa. Quando na verdade isso está dentro dela mesma.


Psicologias em Construção

A partir do texto: “Assim, para a Psicologia Sócio Histórica, não há como se saber de um indivíduo sem que se conheça seu mundo. Para compreender o que cada um de nós sente e pensa, e como cada um de nós age, é preciso conhecer o mundo social no qual estamos imersos e do qual somos construtores; é preciso investigar os valores sociais, as formas de relação e de produção da sobrevivência de nosso mundo e as formas de ser de nosso tempo”. Façam uma análise à luz deste princípio fundamental da Psicologia Sócio Histórica.

A sociedade, cultura e ambiente em que crescemos definem nossos valores. Através dessas vivências vamos definindo o que é correto, o que é errado. Qual seria a maneira correta de agir frente as mais diversas situações. O que é certo numa cultura pode não ser em outra. Portanto é uma visão ampla e complexa que define como devemos nos portar em sociedade e como indivíduo em nossas relações formais, informais e etc. Além disso a época também influencia nesse processo. O que é normal nos dias atuais talvez não fosse nos anos 80. A psicologia sócio histórica entende o ser humano em seu contexto social e histórico. Isso demonstra o conceito que estamos em constante mudança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com