TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MÉTODOS DO TRABALHO

Por:   •  4/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

Método

2.1 Tipo do estudo

A avaliação do relatório foi realizada através das observações das atividades, no decorrer do seu andamento. A cada encontro, durante as rodas de conversas, os participantes e as facilitadoras pontuavam os debates, fazendo observações acerca de comportamentos e falas apresentadas durante o projeto. Toda a equipe participou da avaliação, possibilitando uma análise grupal, construída por todos os envolvidos, de forma ampla e democrática.

Os dados recolhidos pelo investigador enquanto realiza o trabalho de campo provêm de fontes diversas, principalmente da observação participante. Este tipo de observação é o resultado de tudo o que o observador apreende, enquanto convive com os indivíduos e partilha as suas atividades. Enquanto técnica de investigação qualitativa, a observação participante permite ao investigador compreender, no meio social, um acontecimento que lhe é externo e integrar-se nas atividades e experiências dos indivíduos que as vivenciam.

 Assim sendo, e de acordo com o autor, o investigador participa nas relações sociais, vivenciando pessoalmente os fenómenos que observa com o intuito de compreendê-los e procurando também perceber as ações no contexto da investigação. Independentemente do tipo de observação utilizada, é através desta que se viabiliza o conhecimento direto dos fenómenos tal como este ocorre num determinado contexto. É por isso que a observação é essencial numa primeira fase da investigação ação e é a mais utilizada pelos docentes, pois auxilia na compreensão dos contextos, bem como das pessoas que nele se movimentam e as suas interações.

2.2 Local do estudo

O presente estudo foi desenvolvido por intermédio de sistema remoto a intervenções foram personalizadas para o público-alvo. O campo de estágio se configura como espaços virtuais aos qual o acesso se dá através de links disponibilizados pela orientadora da disciplina. Com relação aos materiais, foram utilizados recursos visuais (slides), folhas de papel ofício ou caderno, lápis ou caneta. No que diz respeito às condições físicas, as aulas podem ser acompanhadas por dispositivos móveis, sendo assim, os alunos interagem com a professora e/ou com seus colegas pela ativação de câmera e/ou áudio, ou pelo chat de conversas, sendo este último, em geral, o recurso mais utilizado.

O material didático é disponibilizado por compartilhamento de tela, aos quais os alunos podem visualizar e acompanhar as informações que lhes estão sendo repassadas. O estágio foi totalmente  mantido durante a pandemia, onde os professores da escola permaneceu com seus integrantes se reunindo, com vistas a fazer planejamentos, elaborar normas a serem seguidas, entre outros. Foi observada a necessidade de uma ampliação e uma maior abertura no canal de comunicação na escola e o projeto desenvolvido pôde proporcionar uma conscientização maior dessa carência e dessa falta de comunicação, de integração e de união.

2.3 Participantes

 Participaram do Estágio Supervisionado Básico II  todos os envolvidos no contexto educacional de uma escola particular infantil em Patos- PB, houve a presença dos 5 estagiários da equipe 6, contendo  3 mulheres e 2 homens, somente na intervenção havia as meninas da equipe 2 que eram cinco integrantes mulheres. A supervisora de estágio Rita de Cássia, e a Professora Jucirleia Medeiros. Nas reuniões em geral havia em média 3 professores, 1 coordenadora e 1 gestora escola infelizmente o total do número de alunos não foi relatado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (26.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com