TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS DE ADOLESCENTES

Por:   •  30/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 4

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade de Psicologia

Ana Carolina Nascimento

Ires

Ítalo Rocha de Menezes

ANÁLISE DOS TIPOS DE ADOLECENTES

Belo Horizonte

2019

Análise dos tipos de Adolescentes identificados no filme:

 “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”

Cena 1: Segundo Calligaris, por mais que o adolescente tenha iniciado sua fase de puberdade, onde ele se sinta preparado para dá início a sua vida adulta, o mesmo sabe que ainda permanecerá sobre a tutela do seu responsável por mais alguns anos, apesar de já tenha chegado a um certo amadurecimento e autonomia, ele ainda não tem sua devida liberdade para realizar seus desejos.

Os adultos tendem a cobrar autonomia ao mesmo tempo em que se negam a enxergar o crescimento do adolescente, querendo ainda mantê-lo como uma criança e subordinado. Ao que tudo indica, o adolescente passa a realizar um desejo inconsciente dos adultos. Durante essa fase eles se questionam muito, pois, não são mais crianças, mas também não são adultos, sendo reprimidos de realizarem suas vontades de ter mais autonomia.

Em suma, como exemplo, podemos pegar a cena em que Léo chega mais tarde em casa e seus pais ficam preocupados, por mais que ele se sinta seguro para andar sozinho pelas ruas e ficar sozinho em casa quando não tem ninguém para tomar conta, seus pais não sentem uma devida confiança, visto que o personagem é deficiente visual, isso faz com que seus pais sejam mais rigorosos e cobrem um pouco mais.

Cena 2: Para a segunda cena a ser relacionada ao livro de Contardo Calligaris, escolhemos a cena em que Leo (o protagonista) está em seu quarto junto a Gabriel para fazer o trabalho solicitado pela professora, mas acabam deixando o trabalho de lado e dançando juntos.

Identificamos que esta cena está relacionada a descrição que Calligaris dá de jovem barulhento, pois em seu livro ele relata que o jovem é o maior fã de videoclipes por possuir personagens que cantam e dançam e por sua vez, estão à procura de uma história, que é perfeita para os adolescentes se identificarem porque podem adotar um look, um jeito de ser e de se apresentar.

Calligaris ainda diz que além dos videoclipes, a música dá ao jovem a liberdade de escolher sua história pois não a define como o clipe faz, ela apenas “dá o tom”. O jovem vive com uma trilha sonora permanentemente, que lhe inspira imagens que o ajudam a definir sua identidade.

Na cena descrita identificamos exatamente o relatado por Calligaris, pois Leo é um fã nato da música clássica graças a influência de sua avó, o que acabou por se tornar uma característica marcante de sua personalidade para ele e para as pessoas que o conhecem. Portanto, identificamos que Leo utilizou da música para construir a personalidade que gostaria de ter para si e também para se tornar a pessoa que ele pensava que gostaria de se tornar.

Cena 3:  Em seu livro o autor Calligaris, ao falar sobre o adolescente delinquente, considera que esse tipo de adolescente é o que busca um reconhecimento dos adultos e do seu meio social, esse adolescente tenta ganhar esse reconhecimento através de atitudes radicais e reprovadas pelos adultos, para conseguir atenção. Então ele se associa a transgressão, decorrendo consequentemente em suas várias possibilidades de delinquência, como burlar a lei, furtar, e transgressão dos valores morais, bem como valorização da força física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com