TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obesidade

Seminário: Obesidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Seminário  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

obesidade visceral e doenças cardiovasculares, diabetes, dislipidemias e alta mortalidade.” (http://www.endocrino.org.br/numeros-da-obesidade-no-brasil/ Acesso em 23/11/2013). Por causa dessa grande expansão, a obesidade é responsável por um alto custo na saúde pública.

Do ponto de vista psicológico ao fazer uma análise do que leva o indivíduo a comer excessivamente, a comida torna-se uma fuga, Enquanto que para algumas pessoas o comer é somente uma fonte de preservação, para o obeso é muito mais do que isto, a comida é uma maneira dele obter prazer, o qual muitas vezes ele não consegue obter de outras formas.

Comer excessivamente também pode ser uma forma de lidar com seus medos e frustrações, ou seja, diante de uma situação adversa, o indivíduo recorre à comida, para não entrar em contato com as angústias. O que se observa em alguns pacientes, é que vão muito mais além, ou seja, a comida é vista como a substituição de um afeto, ou a gratificação que eles tanto almejam.

Para a psicologia é importante observar que tais comportamentos são regidos por desejos inconscientes que em sua maioria estão relacionados a mudanças no padrão de comportamento, onde as crianças tornam-se as principais vitimas, visto que a incidência de obesidade esta intimamente ligada a lares desregrados, onde os limites alimentares não são baseados em uma postura saudável, e sim através do consumo rápido e a fim de satisfazer um desejo da criança.

Tal comportamento é assim direcionado devido à mudança de hábitos das famílias, ou mesmo através da mudança na própria família, como uma separação, a chegada de uma nova criança, pais ausentes e mudança de escola ou cidade, ao menos um desses fatores estava presente na realidade das crianças entrevistadas, logo se observa que o lado emocional dessas crianças deve ser tratado em conjunto com a reeducação alimentar.

Para uma criança obesa, sua socialização torna-se mais difícil pois ela ainda não esta preparada psicologicamente para lidar com o preconceito,as brincadeiras em sala de aula,etc. Com essa dificuldade em lidar com essas situações a criança acaba buscando consolo nos alimentos,que geralmente são calóricos.

O papel da familia é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com