TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obesidade Infatil

Casos: Obesidade Infatil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  2.401 Palavras (10 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 10

Resumo do filme documentário muito além do peso.

O documentário muito além do peso aborda um assunto importante que é um problema mundial, o da obesidade infantil, estatísticas provam que a maioria das crianças que tem esse quadro se torna um adulto obeso também. Já no começo do documentário a repórter entrevista uma família, a criança se chama Yan (4 anos) o menino é bonito e esperto, porem tem obesidade infantil sofre com vários problemas de saúde devido a seu excesso de peso.

Em Porto Alegre Erick (8 anos) em entrevista alega que não faz exercícios na quadra do bairro porque a mãe tem medo por causa da criminalidade, à mãe ate tenta controlar sua alimentação, mas na escola Erick chega a trocar seus materiais de classe pelo lanche dos colegas.

A partir daí no documentário os repórteres começam a entrar nas casas das famílias e pesquisam que tipos de alimentos essas crianças consomem e claro sem espanto elas descobrem que os produtos que eles comem têm grandes teor de açúcar, sódio e gordura. As repórteres no meio das entrevistas faz uma brincadeira com as crianças, junta um grupo de alimentos como legumes e frutas e pergunta se elas sabem o nome de cada um e os pequenos entrevistados erram todos os alimentos provando que eles não possuem relação com aquele tipo de alimento no seu dia a dia. As crianças possuem vários tipos de problemas de saúde como artrose, artrite, problemas respiratórios, dor nos joelhos, diabetes, pressão alta e etc.

Os especialistas que vão aparecendo no decorrer da reportagem mostram estatísticas e formas de se combater a obesidade. A Dra. Carmem de Assumpção- Endocrinologista explica que 1 pacote de bolacha recheada equivale a 8 pães franceses, o filme nos mostra também que cada brasileiro consomem 51 kg de açúcar por ano e que 56% dos bebes tomam refrigerante antes do primeiro ano.

Fast foods substituem a palavra açúcar pelo carboidrato e iludem ás crianças com seus brinquedos e suas propagandas ligando sua marca a saúde. Os pais perderam o controle sobre seus filhos, eles se sentem impotentes perante as crianças na hora de fala “não” e cedem, não querem negar aos filhos o que lhes foi negado na infância. Por outro lado as crianças se sentem envergonhadas com seus corpos e seu excesso de peso quando os pais tentam mudar sua alimentação em casa e na escola as crianças passam a ser descriminadas pelos colegas pelo que comem, se uma criança leva para o intervalo cenoura, suco natural, maça e etc. Essa criança é diferente por não estar comendo produtos industrializados que estão com propagandas de desenhos animados famosos.

As famílias não fazem mais as refeições como antigamente todos dispostos na mesa em seus lugares, hoje em dia as famílias fazem suas refeições cada um no seu lugar preferido às vezes um na mesa outro a sala outro na cama individualmente e cada vez mais as crianças comem na frente da televisão. Fica evidente no documentário que crianças que passam o maior tempo em frente à TV ou computador se torna uma criança obesa por ela constantemente presenciar propagandas de fast food. O filme mostra que as crianças passam 3 horas na escola e 5 horas na frente da TV. O governo beneficia as empresas manipulando situações para que o marketing da empresa seja maior que uma campanha para uma boa saúde.

O filme termina com um apelo dos especialistas para que os pais cozinhem mais com seus filhos e ate brinquem mais com eles para que as crianças se afastem da TV e do computador, que as crianças recebam mais “não” e que os pais não se deixem impressionar por propagandas.

Obesidade Infantil

Caros Educadores,

Percebemos o crescente aumento da obesidade infantil em nossa comunidade. Isto se deve a diversos fatores, o consumo exagerado de alimentos contendo a elevada quantidade de açúcar e gorduras, o sedentarismo o pouco conhecimento e educação nesta área, as brincadeiras na rua já não existem mais por conta da violência são fatores que colaboram ainda mais para o agravamento deste quadro.

As propagandas apelativas que usam o marketing totalmente voltado para o publico infantil contribui expressivamente para o consumo exagerado de alimentos que em excesso são prejudiciais à saúde. Propagandas como de um refrigerante muito consumido, em que seu protagonista é um Urso Branco, alimentando seus filhos com refrigerante induz a pensar que aquele alimento é bom para a família, e a crianças enxerga assim, e pede para seus pais comprar. A rede de Fast Food conhecida mundialmente traz entre outras coisas um kit com o sanduíche, batatas fritas, refrigerante e um brinquedo. Podemos ainda falar sobre as embalagens de biscoito recheado, salgadinhos, sucos que usam desenhos infantis, para atrair especificamente este grupo de consumidor porque sabem que os pais muitas vezes não resistem ao pedido de um filho pedindo algo para comer.

Pensando nisto, como nós educadores podemos orientar nossos alunos a terem uma alimentação mais saudável?

Podemos começar dando exemplo através de nossos hábitos alimentares. Estimula-se que 80% da influencia de compra vem da criança, bastam apenas 30 segundos para uma marcar influenciar uma criança. Levando em consideração que as crianças hoje em dia passam a maior parte da infância em frente à televisão podemos concluir que a infância esta sendo perdida para o marketing. A estratégia usada e fazer com que a criança acredite realmente que necessita de um determinado produto, como o risco de que se não adquirir o determinado produto não serão aceitas pelos “amiguinhos das escolas”.

O que obesidade infantil?

“A obesidade infantil é caracterizada pelo excesso de peso entre bebês e crianças de até 12 anos de idade. A criança é identificada como obesa quando seu peso corporal ultrapassa em 15% o peso médio correspondente a sua idade.”

(fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Obesidade_infantil)

Estimula- se que 39% das crianças no Brasil sofrem de obesidade e sobrepeso, segundo o pesquisador e médico brasileiro Víctor Rodríguez Matsudo, um dos responsáveis pelo Estudo Internacional de Obesidade Infantil, desenvolvido em vários países, existe 90% de possibilidades de uma criança sedentária também ser um adulto sedentário.

A má alimentação e falta de exercícios físicos são a maiores causas da obesidade infantil. Os riscos da obesidade infantil incluem:

» Obesidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com