TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação Na Psicologia

Artigo: Observação Na Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 4

OBSERVAÇÃO – LUPA DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

O uso da observação é muito importante na atividade profissional do psicólogo. Este sendo um cientista do comportamento, investiga, descreve e aplica princípios e leis do comportamento. Trabalha também com informações a respeito do comportamento e das mudanças no ambiente físico e social que se relacionam àquele comportamento. Não é uma técnica padronizada, pois depende da postura e experiência do profissional, porém proporciona um levantamento de hipóteses para possibilitar uma investigação mais fidedigna de cada caso.

Pode-se definir observação como um instrumento de coleta de dados que permite à socialização e consequentemente a avaliação do trabalho do cientista. É utilizada para coletar dados acerca do comportamento e da situação ambiental. Os dados coletados por observação são usados para diagnosticar a situação-problema, para escolher as técnicas e procedimentos a serem empregados e para avaliar a eficácia dessas técnicas e procedimentos.

A observação científica é uma observação sistemática e objetiva. Ao longo do decorrer da estruturação da Psicologia enquanto ciência, a observação tem se apresentado como uma ferramenta satisfatória na coleta dos dados.

Entendemos que a observação é sistemática pelo fato de ser planejada e conduzida em função de um objetivo anteriormente definido. Como já foi dito, a definição do objetivo ajuda o investigador a selecionar, entre as inúmeras possibilidades, aquelas características que transmitem a informação relevante. As observações científicas são realizadas em condições explicitamente especificadas. Especificar as condições, ou melhor, planejar as observações, significa estabelecer: onde – em que local e situação a observação foi realizada; quando – em que momentos ela será realizada; quem- quais serão os sujeitos a serem observados; o que – que comportamentos e circunstâncias ambientais devem ser observados; como – qual é a técnica de observação e registro a ser utilizada (DANNA e MATOS, 2006, p.15).

Segundo as mesmas autoras, as informações fornecidas pela técnica colocam o psicólogo mais próximo da realidade e afastam da influência de simples suposições, interpretações e preconceitos.

Quanto à Avaliação Psicológica Pericial de Trânsito os dados coletados por observação referem-se aos comportamentos exibidos pelo sujeito: contato físico com objetos e pessoas, vocabulário e verbalizações, movimentações no espaço, expressões faciais, direcionamento do olhar e postura corporal. Os dados também se referem à situação ambiental, isto é, às características do meio físico e social em que o sujeito se encontra, bem como às mudanças que ocorrem no mesmo. O psicólogo deve registrar todos os comportamentos que o mesmo manifesta durante a avaliação.

Sabendo que a observação do comportamento do candidato à carteira nacional de habilitação - CNH é um dos componentes a serem verificados, o psicólogo deve observar o candidato desde o primeiro contato, sua higiene pessoal, vestimentas e registrar toda e qualquer manifestação do comportamento que seja relevante.

A observação é uma das principais ferramentas do psicólogo, método mais aberto de avaliação, que pretende tornar mensurável o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com