TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficinas de expressão

Por:   •  9/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.530 Palavras (7 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CURSO DE PSICOLOGIA

Amanda Oliveira Diniz                  RA: B7185J-2

Carina Lopes Pupim                     RA: B78CHF-5

Matheus Furlan de Souza            RA: T152EF-0

Wellington Pedrosa                      RA: B8800C-0

OFICINAS DE EXPRESSÃO

São José do Rio Preto

2016

1. INTRODUÇÃO

As oficinas de expressão são atividades grupais realizadas geralmente em serviços extra-hospitalares e possuem função de socialização, expressão e inserção social. São coordenadas por um ou mais profissionais e têm a finalidade de maior integração social e familiar, a manifestação de sentimentos e problemas, o desenvolvimento de habilidades corporais, a realização de atividades produtivas e o exercício coletivo da cidadania. Uma das principais ferramentas dos procedimentos terapêuticos é a escuta, também utilizada nas oficinas. Com a escuta, é possível perceber o significado da experiência do sofrimento para a pessoa que fala naquele momento, naquele contexto. Assim, ao invés de encaixar o sujeito que sofre em uma patologia, propõe-se que, através da escuta, haja a possibilidade de o indivíduo compartilhar suas experiências e sentimentos e de perceber suas idiossincrasias.

Dessa forma, a oficina deve ser planejada pelo oficineiro, cabendo definir a população alvo além de estabelecer duração, local e horário. Dessa maneira, o oficineiro analisará os materiais que deverão estar presente, estar acessível para acompanhar a dinâmica do grupo e sua evolução, podendo acontecer replanejamento no desenrolar do processo.

No decorrer da oficina, o oficineiro deve administrar as atividades, deve estar atento na assimilação grupal e individual do que esta sendo trabalhado. Atento no modo de criar e de se expressar de cada um. Assim faz desse espaço um local de expressão de sentimentos onde apropria-se de si e do passado, sendo uma oportunidade para trabalhar valores, conceitos, facetas  referente a própria construção.

As oficinas podem ser expressivas, geradoras de renda ou de alfabetização. Acontecem diariamente nos CAPS, com o objetivo de trazer o sujeito em crise, desintegrado e isolado de volta ao meio social mediante a reabilitação psicossocial. Nesse sentido, observamos em algumas oficinas, práticas que permitiam aos usuários exteriorizar suas vivências e representações.

2. OFICINAS DE EXPRESSÃO

2.1 – Oficina de música:

Tema: "Quem canta, seus males espanta!”.

Material: karaokê; televisão; vídeos; pandeiro, chocalho.

Quantidade de participantes: 10

Tempo de duração: 45 min

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Primeiramente convidamos os pacientes a participarem de uma atividade onde, que poderão expressar seus sentimentos através da música.   Solicita-lhes que façam uma roda (preferencialmente ao ar livre) e apresenta-lhes o karaokê com opções de músicas. A partir de então, decidem quem gostaria de começar. 

Serão disponibilizados pandeiros, chocalho e outros para as pessoas em volta da roda participarem da atividade.

Essa atividade tem o propósito de possibilitar o paciente entrar em contato com aspectos inconscientes relacionados ou não com a sua doença, expressar seus sentimentos através da letra da música escolhida pode ser uma forma muito significativa. 

É importante destacar que "a música é uma arte muito valorizada e utilizada para autoexpressão e também com o intuito de despertar nos ouvintes e cantores emoções das mais diversas, dependendo do momento vivido.”.

“A música também possui grande potencial terapêutico, provocando resultados positivos sobre os níveis de pressão arterial de indivíduos em diferentes situações clínicas, atuando também na diminuição dos níveis de ansiedade, dor e auxiliando no relaxamento.”         

Sendo assim, ao término da atividade, todos serão convidados a falar sobre o motivo da escolha da música e os sentimentos que a música despertou naquele momento.

2.2 –

2.3 Oficina de argila

 

Tema: “Mão na Massa!”

Material: Argila, agua moldes;

Tempo de duração: 45 min

Quantidade de participantes: 10

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Esta oficina tem como objetivo expressivo, terapêutico e geradora de renda além de proporcionar um momento de lazer e bem estar e trabalhar habilidade motora.

Ao transportarmos nossas experiências para a matéria, transformamos o processo artístico em veículo de integração psíquica concretizando aspectos do nosso interior. O sujeito transforma suas questões em contornos. Esse contato com a matéria instaura uma nova dimensão da consciência. O objeto "argila" transforma-se em continente das projeções e desejos de quem a modela.

Usa-se como material argila, agua e moldes. No primeiro dia instruímos o grupo a criar o que quiser o que sentir vontade para que possa entrar em contato com o material, sinta, conheça como funciona e se expresse fazendo assim que se projete aspectos deu seu interior. Em um momento posterior dizemos que utilize os moldes para criar objetos como tigelas, xicaras, copos, auxiliando caso necessário, para que depois possa guardar pra si, dar pra alguém que goste ou vender, fazendo assim que trabalhem sua habilidade motora, adquiram confiança fazendo algo que possa ser utilizado por outras pessoas e que consigam, sozinhos,  ganhar uma renda.

No final, aos objetos feitos com argila estarem prontos, pode-se organizar uma feirinha na própria instituição na qual ficarão exposto os produtos e os próprios esquizofrênicos vendam, podendo assim se sentir autônomos e entrem em contato com pessoas de fora da clinica reinserindo, ao menos um pouco, na sociedade.

2.4 Oficina de colagem

Tema: Álbum de Família

Material: Cartolina branca; cola; lápis preto; canetas coloridas, figuras recortadas de revistas.

Tempo de duração: 1 h

Quantidade de participantes: 10

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com