TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Apontamentos Documentário Deficiência e Diferenças Izabel Maior

Por:   •  17/5/2020  •  Resenha  •  1.776 Palavras (8 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 8

ESTÁGIO II

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

01/11/19

RESUMO

O referido estágio teve como proposta analisar os efeitos do treinamento de ciclismo indoor, conhecido como spinning, no processo de combate a obesidade, tomar conhecimento dos seus principais benefícios a determinado grupo, assim como os principais cuidados a serem tomados. Todo treinamento foi autorizado e supervisionado do professor regente, responsável por aprovar todo o plano de intervenção

Palavras-chave: Obesidade - Saúde - Spinning

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, estamos vivendo uma época em que o cuidado com a estética corporal e as preocupações com a saúde estão cada vez maiores, e isso faz com que as pessoas procurem as academias de musculação. Dentro dessas academias a principal atividade praticada pelos usuários é a musculação, e na maioria das vezes alguma atividade aeróbica para complementar o treinamento. Porém tendo em vista, muitos clientes não se adequarem a rotina do treinamento resistido com peso, as academias aderiram atividades que possam ser realizadas em grupo, que possam tornar aulas mais dinâmicas, devido a interação entre os próprios alunos e também com o professor, essas atividades são: spinning, bodypump, bodystep, funcional, zumba, etc.

Sendo assim, diante do fato que o ciclismo ser uma das atividades mais praticadas atualmente, tanto como lazer, meio de transporte, competição e até mesmo trabalho, devido sua versatilidade, é uma boa oportunidade de estudo para saber os benefícios dessa atividade pode trazer a pessoas em estado de obesidade, e os principais cuidados que devem ser tomados em relação a esse público em específico.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ser instrutor de aulas coletivas, requer do profissional uma atenção especial aos seus alunos, principalmente os considerados integrantes dos grupos especiais, grupo esse, onde estão inseridas as pessoas em estado de obesidade, que no caso foi a área de concentração escolhida para o trabalho.

Tendo em vista a academia responsável por disponibilizar a oportunidade de exercício do estágio curricular obrigatório, já oferecer aulas coletivas de ciclismo indoor, o spinning, o referido estudo será trabalhado com base em aulas de spinning, e sua aplicação a alunos em estado de obesidade.

De acordo com CARPENTER (2002, p.68), quando treinamos populações mal

condicionadas, é importante que tenhamos um parâmetro de suas limitações e deficiências, assim o ideal para a realização de atividades coletivas de spinning, seria constituir grupos por estágio de aptidão física, dividindo alunos em grupos de iniciantes, intermediários e avançados, essa divisão possibilita ao profissional de educação física explorar o máximo de cada grupo, elaborando treinamentos com intensidade adequada para cada estágio de condicionamento físico. Porém é muito comum que isso não ocorra nas academias de musculação, devido a vários fatores, assim o aluno não é obrigado a seguir o ritmo dos demais. Caso ainda não tenha conquistado o preparo necessário para acompanhar todas as instruções do professor, ele deve desacelerar e ir evoluindo aos poucos.

Nas atividades de maior duração ocorre um crescente esvaziamento do depósito de glicogênio. O glicogênio intracelular diminui rapidamente nos 20 primeiros minutos de uma atividade intensiva, enquanto que no decorrer dos seguintes 40 a 60 minutos, devido à maior absorção da glicose do sangue e à maior queima de gordura, diminui de forma insignificante, principalmente no caso de tendência reconhecível à diminuição de intensidade (WEINECK, 1991, p.159-160).

O segredo para a evolução é a consistência: se não faltar às aulas e se dedicar em melhorar um pouco a cada dia, e como trataremos da obesidade, logo será perceptível os incríveis resultados na balança, é importante ressaltar que uma alimentação balanceada é fundamental para resultados ainda mais satisfatórios.

O ciclismo indoor, o spinning, surgiu em 1987. Foi criado pelo ciclista Jonathan Goldberg, que hoje é conhecido como Johnny G, que desenvolveu uma bicicleta estacionária tendo a necessidade de pedalar em sua casa. A partir disso viu que aquela forma de pedalar poderia beneficiar não só a ele, mas a outras pessoas que quisessem também participar do treinamento.

Com isto surgiu o programa de treinamento de ciclismo indoor J.G. SPINNING que pessoas de todas as idades e níveis de aptidão podem praticar. Essa atividade chegou ao Brasil em 1995 com força total às academias, e figura até hoje como uma das modalidades mais praticadas dentre as demais ginásticas. Porém, devido a esse sucesso, a atividade começou a ser praticada e ministrada muitas vezes por profissionais não habilitados para desenvolvê-la, o que acabou levando a modalidade a um descrédito quanto às suas propostas iniciais, que seria o bem-estar e principalmente a melhoria na aptidão física dos praticantes (GOLDBERG, 1999, p.10).

Durante o treinamento o corpo usa diferentes combustíveis, em diferentes níveis de esforços. No geral, o treino em frequências cardíacas baixas faz com que usemos principalmente a gordura como combustível. Em intensidades elevadas mais carboidrato será usado. Com um treinamento consistente, seu coração se torna mais forte, bombeia mais sangue e regula seu débito nas diferentes intensidades de trabalho. (GOLDBERG, 1999).

Dentre os principais benefícios dessa atividade estão: pode ser praticado em regra por qualquer pessoas; melhora o condicionamento físico e a capacidade respiratória; consome até 700 calorias por aula; ajuda a eliminar gordura e perder peso; tonifica pernas, glúteos e abdômen; acelera o metabolismo; contribui para o controle do diabetes e para a redução do colesterol, atividade totalmente livre de impacto; etc.

3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO

Durante o período de observação do estágio supervisionado tive a oportunidade de conhecer e se adaptar a forma de trabalho do professor regente e conhecer melhor os frequentadores da academia, assim como seus principais objetivos e individualidades, para assim, elaborar o plano de intervenção de forma que possa agregar as atividades propostas na empresa.

Diante da exigência que o estágio seja realizado com um grupo de pessoas, a atividade mais viável para a intervenção foi treinamento de ciclismo indoor, spinning, atividade bastante requisitada pelos alunos da academia, principalmente com a chegado do fim de ano, onde a busca pela redução do percentual de gordura aumenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (128.6 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com