TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conhecimentos Presentes No Dia-a-dia: Senso Comum, Teológico, Filosófico E Científico SETEMBRO 20, 2014

Trabalho Escolar: Os Conhecimentos Presentes No Dia-a-dia: Senso Comum, Teológico, Filosófico E Científico SETEMBRO 20, 2014. Pesquise 784.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 2

Entre os conhecimentos que o ser humano produz, tentando explicar, dar sentido e compreender o mundo, destacam-se quatro tipos: o senso comum, o teológico (religioso), o conhecimento filosófico e o conhecimento científico, conforme estão exemplificados abaixo:

 senso comum – o senso comum diz respeito aos conhecimentos que as pessoas obtém com as suas experiências em sociedade. Como exemplo deste tipo de conhecimento temos as que são passadas pelas gerações sobre chás e ervas medicinais, que mesmo sem a comprovação científica, são utilizados por serem o senso comum da população. Tem-se outros exemplos: colocar uma moeda no umbigo de um recém-nascido para que ele não fique para fora ou até mesmo quando alguém deixa cair em casa uma colher no chão e acredita-se que logo em seguida chegará uma mulher.

 teológico – quando uma pessoa participa de culto religioso ou acredita ter sido curada de alguma doença pelo deus de sua religião, o que até então a ciência dizia ser impossível, se trata do conhecimento teológico que é movido pela fé, e assim como o senso comum, não é baseado na ciência.

 filosófico – os conceitos filosóficos estão presentes nas concepções de ética e moral e como a sociedade se organiza através destes conceitos. Quando uma pessoa participa de um seminário filosófico discutindo sobre a construção do pensamento humano, significa que além da discussão, ela está refletindo sobre a sua realidade e o modo como as pessoas vivem.

 científico – tem-se como exemplo deste tipo de conhecimento o fato de um universitário se propor a fazer uma “iniciação científica” na sua área de atuação, analisando como as suas variáveis de estudo influenciam e se manifestam na sociedade, explanando sobre um tema com base em outros estudos científicos, e em alguns casos, propondo formas de sanar o problema reconhecido com a pesquisa desta sua iniciação científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com