TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fatores de Risco, perfil do agressor

Por:   •  3/11/2017  •  Seminário  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

Perfil do agressor

Dos casos em que o perfil do agressor pode ser definido, 98,8% dos casos o agressor era do sexo masculino e possuíam vínculos afetivos e de confiança com a vítima, sendo que 57,4% dos casos o agressor era o pai da vítima e 37,2% era padrasto ou pai adotivo.

A idade do agressor.

Agressividade, problemas com álcool e outras drogas, transtornos mentais, rigidez, fanatismo religioso e possessividade;

O desemprego apresenta fator para o abuso intrafamiliar, pelo fato de o pai ou o cuidador passar mais tempo com a possível vítima dentro de casa;

Nível de escolaridade baixo;

Religião de maioria evangélica e católica;

Situação conjugal de maioria casada;

Alegações registradas pelo motivo da agressão: pessoa adulta capaz de ter relações sexuais, questões religiosas, desejo de ser responsável pela iniciação sexual da filha;

Argumentos oferecidos em defesa da agressão: negação da violencia; calúnia da mae por vingança; indução de amigos e parentes da vítima para esta poder ser retirada de casa por detestar o agressor; calúnia da vítima para não se submeter às ordens e regras do agressor;responsabiliza a vítima e outras pessoas pela violência; mal entendido; atribui os sintomas da violência ao afastamento da mãe do lar;

Antecedentes criminais;

As características pessoais dos agressores em um levantamento de pesquisa apresentam fatores de risco para a violência são:

90 de 94 dos casos em que o perfil do agressor pode ser definido, 98,8% o agressor era do sexo masculino e possuíam vínculos afetivos e de confiança com a vítima, sendo que 57,4% dos casos o agressor era o pai da vítima e 37,2% era padrasto ou pai adotivo.Mesmo no contexto extrafamiliar, constatou que a maioria dos casos o agressor tinha algum contato com a vítima, somente 24% dos abusadores, em um levantamento de 244 casos de estupro, eram completamente desconhecidos da vítima. Saiu uma notícia no início deste ano em que uma menina de 17 anos fez um vídeo enquanto pai estuprava a irmã de 13 anos. O pai exigia ter relação sexual com a filha para que estas pudessem receber dinheiro. Ela levou o video para as autoridades e conseguiu por o criminoso na prisão. Isso, no entanto, gera uma ruptura muito grande de uma das mais importantes instituições sociais que é a família e afeta muito no desenvolvimento das vitimas.

Esse maior número de estupro ser feito pelo sexo masculino pode ser compreendido por aspectos sociais quanto culturais que envolvem a desigualdade a dominação de gênero e de gerações. Um livro interessante para ler sobre essa questão de dominação de gênero é o complexo de cinderela, escrito por Colette Dowling que conta sobre a “proteção” masculina e como isso afeta a autonomia das mulheres.

A idade do agressor varia em 52,2% entre 31 e 40 anos; Inclusive o caso da menina de 13 anos o abusador tinha 45 anos.

As principais características pessoais dos agressores que apresentam fatores de risco são: agressividade ….. Ressaltando que isso indica as maiores probabilidades, não quer dizer que todos os agressores têm esse perfil, é algo muito relativo qualquer um pode ser um estuprador. Verificou se que 53,2% dos agressores eram usuários de álcool e 27,7% outras substancias toxicas.

A ocupação do agressor foi encontrada em 81 casos registrados e foi feito um levantamento da porcentagem. 43,2% empregada e 32,1% desempregada fazendo biscates (pequenos trabalhos) 16% e aposentados 6,2% ou autônomos 2,5. Quando estes possuem empregos fixos, foi constatada que executavam atividades de baixa qualificação nas áreas de construção civil e agricultura.

O nivel de escolaridade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com