TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Moisés e o Monoteísmo, Esboço de Psicanálise e outros trabalhos (1937-1939)

Por:   •  16/9/2022  •  Resenha  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

Docente: Rosalice Lopes

Discente: César Augusto Assumpção

Disciplina:  Tópicos em Psicologia Clínica II

RGA: 20180616140591

Referência: FREUD, Sigmund. Obras Completas, volume XXIII: Moisés e o Monoteísmo, Esboço de Psicanálise e outros trabalhos (1937-1939). Maria Aparecida Moraes Rego. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

  • Tema principal do texto:

O monoteísmo agregado a história bíblica de Moisés 

  • Ideia principal do texto:

O texto “Moisés e o monoteísmo” foi escrito por Freud, na qual se dividiu em três ensaios. Segundo a história que é contada pela bíblia, Moisés foi uma criança abandonada no rio Nilo, pois toda criança hebraica deveria ser jogada ao rio em um cesto coberto de piche, porém Moisés foi resgatado pela filha do faraó e criado no Egito.

Futuramente passou por problemas para defender escravos egípcios de agressões e teve que fugir do Egito. Permanece quarenta anos no deserto e volta a pedido de Deus para o Egito e salva o povo hebreu da escravidão e fundou a religião judia.

A primeira parte do ensaio foca nas origens do nome, ou seja, na etimologia, que até então não existe um consenso entre os historiadores se é hebreu (Judeu) ou egípcio.

Quase todas as nações civilizadas proeminentes começaram, em fase precoce, a glorificar seus heróis, príncipes e reis legendários, fundadores de religiões, dinastias, impérios ou cidades, em suma, seus heróis nacionais, numa série de contos e lendas poéticas. A história do nascimento e da vida primitiva dessas personalidades veio a ser especialmente recoberta de características fantásticas, as quais, em povos diferentes, ainda que amplamente separados pelo espaço e totalmente independentes uns dos outros, apresentam uma semelhança desconcertante, e em parte, na verdade, uma conformidade literal. (FREUD, Sigmund, 1937-1939, P. 6).

Segundo essa linha de pensamento de Rank, existe um padrão em todas as histórias no mundo todo, o herói geralmente é filho de pais aristocráticos, reis e rainhas, na qual passaram dificuldades na sua concepção, por abstinência, esterilidade ou a relação era proibida. Por uma profecia em um sonho um oráculo avisa que o nascimento daquele filho ameaça o pai e como consequência disso a criança é abandonada à morte em um cesto, nas águas de um rio. Porém, é resgatado por algum animal ou pessoas humildes, onde é criado e amamentado por um animal fêmea ou uma mulher. Em seguida cresce, descobre sua origem aristocrata, se revolta e vinga-se do pai, sendo reconhecido e alcançando a fama (FREUD, Sigmund, 1937-1939).

Freud acreditava que quando as histórias eram narradas na antiguidade costumavam adicionar ficções para criar os heróis e os grandes líderes e que esse pode ser o caso de Moisés. Segundo o autor, a história de Moisés tem referência no mito de Sargão de Agade, na qual acreditava em um único deus, o sol. A teoria é de que o judaísmo foi criado a partir desse mito.

  • Qual o propósito do texto:

Uma análise psicanalítica de Freud sobre a história de Moisés 

  • Quais a contribuições principais para compreensão do tema:

A partir da leitura da primeira parte do ensaio de Freud me proporcionou reflexões no sentido de que no decorrer da história da humanidade o ser humano foi construindo uma narrativa da vida humana, na qual perpassa pelas religiões, criando-se heróis e vilões e analisando em uma ótica psicanalítica é possível compreender o que gerou a necessidade da criação desses mitos e como eles reverberam naquela época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (69.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com