TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Provérbios e Psicologia

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.478 Palavras (14 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 14

Provérbios e Psicologia

As crenças populares constituem também outras formas de explicação do comportamento. Essas crenças são transmitidas de geração a geração por meio dos provérbios. Estes provérbios, por sua vez pressupõem hipóteses básicas que são tomadas como postulados científicos e que passam a orientar as ações humanas e o relacionamento social.

As ideias e opiniões de pensadores e a Psicologia

Observa-se, ainda, que muitas vezes se confunde a Psicologia com as ideias e opiniões de escritores e pensadores acerca dos sentimentos e da realidade psicológica dos seres humanos.

Ao comparar as ideias e as reflexões de pensadores com provérbios e crenças populares, observa-se que as primeiras trazem uma logica maior, são fruto de observações pessoais e de reflexões, enquanto os provérbios e as crenças populares carecem de qualquer preocupação reflexiva.

Bases cientificas da compreensão do comportamento humano

A carreta compreensão das diferenças individuais, dos grupos, das costumidades e das organizações como entidades psicossociais pode levar a compreensão e a predições razoáveis do comportamento individual do grupo, da organização e da comunidade. Freud utilizou a observação e a analise de conteúdo dos relatos de seus pacientes. Thorndike observou os animais no processo de aprendizagem. Kurt Lewin estudou a natureza e a origem das forças grupais e introduziu a pesquisa-ação como uma forma de investigação e de intervenção nos fenômenos de mudança social. Miller e Dollard estudaram a personalidade dentro da abordagem S-R (estimulo-resposta). Piager dedicou 60 anos de sua vida ao estudo do desenvolvimento da inteligência humana e ao desenvolvimento dos diferentes tipos de pensamento.

Divergências na definição do comportamento humano

Para os behavioristas, o comportamento humano compreende apenas as relações observáveis de forma direta. Os cognitivistas conceituam o comportamento observável de forma mais ampla, ou seja, consideram-nos como sendo todas as relações do organismo, inclusive as inferidas de outros comportamentos.

Essas divergências caracterizam a influencias do paradigma de pensamento seguido pelos psicólogos pertencentes às diversas correntes psicológicas. Isso significa dizer que cada pesquisador parte de valores e de pressupostos filosóficos que orientam sua concepção do ser humano, ou seja, o que ele e, bem como a forma pela qual o comportamento humano devera ser estudado.

Relação entre escolas, técnicas e métodos de comprovação de suas hipóteses

A influencia positiva se faz presente na discussão do caráter cientifico da observação indireta. Os cientistas de orientação positiva enfatizam a aplicação rigorosa de um conjunto de normas e procedimentos defendidos por eles como método cientifico no estudo dos fenômenos psicológicos.

Influencia dos resultados de observações e estudos científicos

A medida que o campo da psicologia foi-se ampliando em função estudos e observações cientificas realizados, foi surgindo um preocupação maior dos psicólogos em adotar métodos e técnicas mais adequadas ao fenômenos em estudo, sem, contudo, abandonar os requisitos básicos do método cientifico, isto e, a objetivação das observações.

A mudança social, abordada como um fenômeno comportamental, tem sido também objeto de estudo cientifico por parte dos psicólogos.

Psicologia e demais ciências

No momento em a psicologia definiu seus objetivos com a descrição, a explicação e a predição do comportamento conseguiram-se, no decorrer de seus desenvolvimentos, especialmente com a crescente contribuição de conhecimentos obtidos por meio de estudos, experimentos e pesquisas, ampliar e compreender melhor a complexidade desses objetivos. A integração dos conhecimentos de outras área do conhecimento humano tem possibilitado a identificação de fatores que influenciam o comportamento.

Ciência

Para compreender a psicologia como ciência, e importante ter presente o que se entende por ciência e a forma pela qual a ciência e feita. Para fazer ciência, são necessários.

a) O método cientifico, isto e, o conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da busca das verdades.

b) Capacidade mental do cientista para realizar operações mentais de transformação dos dados coletados.

c) Consciência clara de paradigma de pensamento adotado, o qual direcionará a reflexão cientifica.

d) Uma verdade cientifica, que e feita de certas ideias verificadas.

Etapas do método cientifico

O método cientifico te sido definido como um conjunto de preposições explicitas, atitudes e normas, de acordo com as quais o investigador ou pesquisador:

a) Coleta dados por meio de observações sistemáticas;

b) Avalia os dados obtidos;

c) Analisa e infere conclusões;

d) Divulga os resultados, as conclusões e suas interpretações;

e) Apresenta os resultados de forma a possibilitar a repetição da pesquisa ou do estudo;

f) Integra esses resultados aos obtidos por diferentes pesquisadores;

g) Generalizar os conhecimentos alcançados;

No entanto e a própria concepção de método cientifico, enquanto método, que se modifica; não são somente as técnicas utilizadas em sua aplicação que variam de uma ciência para outra, mas o próprio método.

Função das teorias psicológicas

As teorias cientificas são enunciados universais, formulas, simbólicas ou esquemas simbólicas, são representações linguísticas, segundo Popper.

Como enunciados (teóricos), as teorias são elaboradas a partir da ideia ou da concepção que dado cientista tem acerca do fenômeno em estudo.

Todavia, as teorias psicológicas nem sempre foram formulados obedecendo ao rigor cientifico, e muitas delas, hoje largamente difundidas, nem sequer foram objeto de verificação cientifica.

Nesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com