TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Reflexos do Recém-Nascido

Por:   •  30/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 4

Tatiana Daniel  RA 8000716

                                     Anderson Salles  RA 8000719  

2º Período Psicologia – G1

REFLEXOS DO RECÉM-NASCIDO

Americana

2008


Tatiana Daniel  RA 8000716

                                     Anderson Salles  RA 8000719  

2º Período Psicologia – G1

REFLEXOS DO RECÉM-NASCIDO

RELATÓRIO DE EXPERIMENTO, apresentado às disciplinas PRÁTICA INTEGRADA II: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO, e DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO I, do Curso de Psicologia da Faculdade de Americana, sob orientação da Profª Ms. VIVIAN BEARZOTTI PIRES, e da Profª MS. CAROLINA FREIRE C. DE CARVALHO, como exigência parcial para obtenção de média semestral.

Americana

2008


REFERÊNCIA

BASEGIO, L.  D. Manual de Obstetrícia. Rio de Janeiro: Revinter, 2000, 295p.

O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Michael Cole Universidade da Califórnia, San Diego: Artmed  Sheila R. Cole 4a Edição Tradução:MAGDA FRANÇA LOPES ano2004

Revista Crescer. Seus filhos: O desenvolvimento do bebê prematuro. Disponível em: . Acesso em 11 novembro 2008.


 No início o bebê é puro reflexo! Os reflexos são instintivos e servem para protegê-lo, e todos os bebês nascem com eles. Por outro lado, as respostas são totalmente individuais.

Assim que cortado o cordão umbilical inicia-se uma nova fase, a primeira e mais importante de todas: perceber e reagir ao mundo à sua volta. Este enfrentamento  é necessário para “sobreviver” ao ambiente completamente novo, e os reflexos auxiliam o bebê a realizar determinadas atividades voluntariamente, como sugar o peito da mãe, por exemplo. (COLE & COLE, 2004).

Procuramos por uma criança com idade entre 0 e 40 dias para constatar se as observações de Cole e Cole procediam. O resultado desta busca foi Lúcia, uma recém-nascida prematura, que nos permitiu observar e aprender sobre como reage aos reflexos.

 O recém-nascido prematuro, também conhecido como pré-termo, é todo aquele que nasce entre a vigésima e a trigésima sétima semana de gestação (BASEGIO, 2000).  

Para compreendermos melhor seu desenvolvimento, buscamos informações sobre este tipo de bebês, e verificamos que eles são motivos de preocupação para médicos por contrair com facilidade às doenças infecciosas e problemas respiratórios.

É  natural uma perda de peso após o nascimento, mas entre os prematuros esta perda é considerável. Para atingir este ganho de peso eles são mantidos em UTIs neonatais, o que implica num tempo relativamente maior para a aquisição do peso inicial. Uma vez alcançado o peso, o seu crescimento ponderal (peso e comprimento) é relativamente maior do que o de um recém-nascido a termo, visto que as suas necessidades nutritivas são bem maiores. (BASEGIO, 2000)

Diógenes Luiz Basegio relaciona algumas das características anátomo-fisiológicas que o diferencia de um recém-nascido a termo:

  • caixa cerebral grande;
  • pescoço e membros curtos em relação ao tronco
  • olhos proeminentes;
  • língua protrusa;
  • músculos da caixa torácica debilitados;
  • pele enrugada, fina, e geralmente num tom de vermelho escuro;
  • unhas mais frágeis que o normal;
  • estriação plantar ausente;
  • ausência de tônus muscular;
  • reflexos enfraquecidos;
  • regurgitação e refluxo freqüentes.

Características do bebê em questão

Lúcia é considerada um bebê prematuro por ter nascido com apenas 36 semanas e 2,040 Kg.

Hoje, com 12 dias de vida e 3 dias de alta da UTI neonatal onde precisou ficar para ganhar peso e finalizar o amadurecimento do pulmão, é considerada saudável e pela equipe que acompanha seu desenvolvimento (pediatra, fonoaudióloga e fisioterapeuta).

Aplicação e procedimento do teste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (137.1 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com