TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os benefícios da reflexoterapia e musicoterapia para o profissional de psicologia

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

        

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ[pic 1]

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA VIDA

CURSO DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA E SAÚDE

PSICOLOGIA DA SAÚDE: UMA CIÊNCIA DE BEM ESTAR E FELICIDADE

ARIELA VICTORIA

6º período - diurno

CURITIBA

2017

A partir da leitura do texto psicologia da saúde: uma ciência do bem estar e da felicidade, pude relacionar com duas práticas as quais eu como futura psicóloga e futura reflexoterapeuta, estou introduzindo aos poucos na minha vida e que acredito que será um benefício e tanto quando se refere a saúde tanto física quanto mental, que é pelo conhecimento de terapias alternativas como a reflexoterapia podal e a musicoterapia.

A reflexoterapia tem suas origens na antiguidade sendo reconhecida como uma forma de “medicina” preventiva e terapêutica. Nos EUA o Dr. William Fitzgerald, fundador da chamada “Terapia por Zonas”, foi quem impulsionou o conhecimento e a arte da terapia reflexa no ser humano. Ele descobriu que pressionando certos pontos em uma das dez zonas em que ele dividiu o corpo humano, podia afetar outras partes do corpo. A partir dos estudos de Fitzgerald sobre as Zonas de Fluxo de Energia Corporal, Dr. Joe S. Riley aprimorou suas técnicas e fez os primeiros “mapas” e desenhos detalhados dos pontos reflexos nos pés.

Através da aplicação manual em pontos específicos do corpo, a reflexoterapia podal tem como finalidade estimular as estruturas sistêmicas do organismo a fim de proporcionar o equilíbrio das diferentes funções que o corpo exerce e pelo qual é estimulado através da prática. Essa prática pode ser muito bem aplicada em alguns sintomas que podem ser manifestadas nos indivíduos, como constipação intestinal, alterações vasculares, congestão nasal, cólicas menstruais, dores de cabeça, azia, stress, ansiedade, ciatalgia, depressão e dores em geral.  Por ser uma prática terapêutica, esse tipo de terapia alternativa proporciona o bem estar e a saúde sendo benéfico para a qualidade de vida dos indivíduos.

Além desse método de terapia alternativa como meio de saúde e qualidade de vida, a musicoterapia têm crescido cada vez mais como meio de intervenção que também proporciona qualidade de vida para os pacientes. Para muitas culturas, o som é uma força divina que se manifesta por meio das vibrações rítmicas. São muitas as referências e estudos relacionados à aplicação da música e do som na medicina e cada vez mais na psicologia. Há uma grande influência da música e dos sons sobre os seres humanos, animais e plantas. O sujeito que aprende a tocar um instrumento desenvolve maior sensibilidade e introspecção. Considerando que a música proporciona efeitos sobre o organismo, listei alguns instrumentos e suas eficácias: o Piano pode ajudar no combate da depressão e da melancolia; o Violino pode agir ajudando a prevenir a sensação de insegurança; a Flauta contribui contra o nervosismo e a ansiedade; já os Metais de Sopro podem inspirar a coragem e a ajudar no combate a impulsividade. Segundo especialistas, a música harmônica pode atuar como antineurótico, antidistônico, antiestresse, sonífero e tranquilizante, regulador psicossomático, analgésico ou anestésico, equilibrador do sistema cardiocirculatório e equilibrador do metabolismo profundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com